Pular para o conteúdo

19 de janeiro de 2020

Festival Floripa Chess Open inicia com curso de arbitragem, torneio escolar e Floripa Blitz Satellite

por lizianevicenzi

O Festival Floripa Chess Open 2020 iniciou com três eventos nesse sábado, 18 de janeiro. A primeira capacitação do dia foi o “Curso de Organização e Arbitragem de Xadrez” ministrado pelos organizadores internacionais Kaiser Luiz Mafra e Marcelo Nascimento Pomar. Também foi realizada a primeira edição do Floripa School Open, um torneio para escolares e o Floripa Blitz Satellite, que premiou os participantes com vagas para o torneio principal.

O Curso de Organização e Arbitragem de Xadrez é oficializado pela Federação Catarinense de Xadrez (FCX) e pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). A capacitação ocorre até segunda-feira (20) quando os inscritos realizarão uma prova que os tornará aptos para atuarem como árbitros oficializados pela FCX e pela CBX. Entre os conteúdos ministrados estarão as Leis do Xadrez, aulas teóricas, conduta do árbitro e toda a logística que envolve a organização de um torneio.

Durante a tarde desse sábado (18), as crianças desde os seis anos até adolescentes de 17 anos puderam jogar seis partidas de 10 minutos cada e concorrer a troféus e medalhas, além de contribuir para a pontuação da escola na qual estudam. A primeira edição do Floripa School Open contou com 49 inscritos e teve como instituições de ensino vencedoras: em primeiro lugar, Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, com 42 pontos; em segundo lugar Educandário Imaculada Conceição, de Florianópolis, com 39 pontos e em terceiro lugar, Colégio Bom Jesus Santo Antônio, de Blumenau, com 28 pontos. O objetivo da disputa foi difundir as categorias de base e incentivar o xadrez entre as crianças em idade escolar.

Após a realização do torneio escolar, foi realizada a primeira edição do Floripa Blitz Satellite, um torneio válido para rating FIDE de xadrez blitz que premiou os melhores jogadores com tictecks para a Simultânea com Alexei Shirov, para o Floripa Open 2020 ou 2021, para o Floripa Super Blitz, além de camisetas dos eventos. O campeão da primeira edição foi o Mestre Nacional (MN) Lucas do Valle Cardoso, invicto com 8,5 pontos em nove rodadas que faturou 54 pontos de rating FIDE. Lista completa em: https://bit.ly/2RyFpUn

Texto: Jornalista Liziane N. Vicenzi – Assessoria de Imprensa Floripa Chess Open 2020

Fotos: Liziane Vicenzi e Fernanda Novaes

Acompanhe a cobertura completa do evento nas redes sociais:

Site Oficial: xadrezdobrasil.com

Facebook: facebook.com/floripachessopen

Instagram: @floripachessopen

Twitter: twitter.com/FloripaChess

Leia mais de Floripa Chess Open

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: