MN Lucas Piccoli e Karoliny da Cruz são campeões do 5º Floripa Winter Chess 2019
Torneio “under 2200” contou com 70 jogadores e decisão do título na última rodada
Pelo quinto ano consecutivo o campeão do Floripa Winter Chess foi definido na última rodada. O Mestre Nacional (MN) Lucas Fonseca Piccoli do Clube de Xadrez de Jaraguá garantiu o título do evento com seis pontos após uma vitória na última partida contra Marcos Blanco da Argentina. A bicampeã feminina do evento foi Karoliny Taiane da Cruz, do Clube de Xadrez de Florianópolis (CXF) que somou quatro pontos. Ao todo, 70 jogadores disputaram a edição de 2019 que ocorreu no Hotel Praia Brava de 30 de agosto a 1º de setembro.


O evento, tradicional em Florianópolis é especial para jogadores até 2200 de elo FIDE. O objetivo da organização é proporcionar que mais enxadristas possam disputar o título e movimentar o rating. Na edição desse ano, o campeão MN Lucas Piccoli perdeu somente uma partida, na quarta rodada para o também MN Daniel Brandão Mariani, do PENSE Florianópolis que também disputava o primeiro lugar do torneio.

Conforme Lucas, o Floripa Winter Chess é um torneio difícil e muito equilibrado com partidas emocionantes e bem lutadas até o final. “A mais difícil foi essa última que fiquei por baixo no meio-jogo e defendi um ataque que ele executou bem, mas que errou no final e permitiu a vitória”, destacou. O enxadrista agradeceu a dedicação dos professores GM Luis Paulo Supi, MI Vitor Carneiro, Renan Levy da Costa e Karina Kanzler e comentou ainda que o maior sonho no xadrez é conquistar o título de Grande Mestre (GM). A performance de Lucas no final do torneio foi de 2276 e mais 55 pontos de rating FIDE.

A bicampeã feminina do evento, Karoliny Taiane da Cruz, integrante das equipes de rendimento de Florianópolis. “Mais que um esporte, o xadrez é para mim um incentivo. Participar de competições traz experiências que ensinam a lidar com as consequências das próprias escolhas e inclusive a aprender e crescer com os próprios erros. O xadrez, além de me trazer vitórias me trouxe também a oportunidade de conhecer lugares e pessoas que levo para vida. É um esporte que engrandece e agrega como atleta e como pessoa. O Winter é um torneio bastante organizado, com estrutura excelente e muito disputado. As partidas que eu joguei foram com jogadores bastante fortes e acho que tive um bom resultado”, reforçou Karoliny que tem o sonho de treinar e conquistar o título de Mestre FIDE Feminina (WMF). No torneio, Karoliny conquistou 27 pontos de rating e performance de 1918.

Alessandra Pacheco, mãe do jogador Ângelo Augusto Pacheco Ferreira, que já disputou outras edições do torneio avaliou o evento. “A estrutura aqui é ótima porque podemos utilizar toda a estrutura do hotel como as salas de espera mesmo não sendo hóspedes. O torneio é muito bom porque o Ângelo pode jogar com outros jogadores mais experientes. Jogar xadrez fez com que ele se tornasse mais estudioso, dedicado e mais paciente para fazer provas. Queremos que ele aproveite o momento para jogar, se divertir e aprender”, ressaltou Alessandra.

Os Organizadores Internacionais Kaiser Luiz Mafra e Marcelo Pomar avaliaram positivamente o evento e destacaram novidades para 2020. “O evento já está confirmado, mas será aperfeiçoado e contará com um novo formato. Reforçamos o convite para a sexta edição do Floripa Chess Open, que acontecerá de 20 a 26 de janeiro no Lira Tênis Clube e contará com premiação de R$ 33 mil”, destacaram os Organizadores.

Mídia do Floripa Winter Chess 2019: Jornalista Lizi Vicenzi – MTB 0006142/SC
Link chess results: https://bit.ly/2ltgWU2
Link galeria de fotos facebook: facebook/floripachessopen
Twitter:@floripachess
Instagram: @floripachessopen
Trackbacks & Pingbacks