Pular para o conteúdo

27 de outubro de 2016

Alexei Shirov enfrentará 40 jogadores em simultânea no Brasil!

por marcelopomar

            O enxadrista letão Alexei Shirov é uma figura singular na constelação de grandes jogadores de xadrez em atividade no mundo. Natural de Riga, na Letônia, Shirov é conterrâneo de ninguém menos que Mikhail Tal, o mais criativo e exótico campeão mundial de todos os tempos. E seguramente Shirov bebeu um pouco dessa tradição.

tal2zagreb

Mikhail Tal, o mago de Riga.

            Com um estilo de jogo agressivo, criativo e cativante, Shirov empolgou uma geração de entusiastas do xadrez romântico, com sacrifícios antológicos e uma coleção de lances mágicos, como o do famoso final contra Topalov, em Linares 1998. Topalov – Shirov, 47… Bh3!! -+

Foi campeão mundial sub16 em 1988, e chegou a top 7 do mundo na lista de janeiro 2008, com 2755 pontos no ranking internacional. O conjunto de sua obra pode ser conhecido pelos seus hoje famosos livros, que são quase um pseudônimo para o próprio Shirov: “Fire on Board!”

            Pois Shirov visitará o Brasil em janeiro de 2017. É um dos convidados de honra do III Floripa Chess Open, torneio que vem se consolidando como um dos grandes do cenário sul-americano. Terá na disputa dos R$ 22.000,00 em prêmios nomes como os de Julio Granda, Sergey Tiviakov, Axel Bachmann e Gilberto Milos. Um desses torneios em terras tupiniquins que não se pode perder.

            E Shirov ministrará também, antes do início, no dia 19 de janeiro, uma simultânea para 40 adversários. O desafio ocorrerá na sede do Lira Tênis Clube, tradicional clube da cidade de Florianópolis, bem localizado no centro da capital catarinense. Trata-se de uma oportunidade rara, para 40 felizardos. Existem ainda cerca de trinta cadeias à venda nesse desafio, ao custo de R$ 330,00.

ajedrecista-alexei-shirov

            Além da simultânea de Shirov, o III Floripa Chess Open traz também outras atividades paralelas que visam ajudar o desenvolvimento técnico do xadrez brasileiro. O hpetcampeão brasileiro, Gilberto Milos – que já travou batalha histórica com Shirov na Copa do Mundo de Xadrez em 1999 – ministrará um curso de 3 horas na sede do Clube de Xadrez de Florianópolis, no dia 18 de janeiro; o atual campeão brasileiro Krikor Mekhtarian analisará suas melhores partidas e almoçará num bate papo descontraído com os participantes também na sede do Clube de Xadrez de Florianópolis e no bistrô Sorrentino. Existem pacotes promocionais para a aquisição de todos os eventos.

Krikoropen

            Esperamos com isso ajudar o xadrez sul-americano. E esperamos naturalmente a adesão dos amigos e amantes do xadrez, para que possamos continuar sonhando alto e realizando eventos desse porte.

PACOTE DE EVENTOS: pacote-floripa-2017

Lira Tênis Clube, 90 anos! Parceiro fundamental do Xadrez em Florianópolis!

logo-lira-90-anos

Anúncios
Leia mais de Floripa Chess Open

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: