Pular para o conteúdo

8 de julho de 2016

Concórdia realiza sua festa do Xadrez

por marcelopomar

Começou em 08 de julho de 2016 uma grande festa do Xadrez sul-americano em Concórdia – e a cidade mostrou mais uma vez sua grande capacidade de receber e acolher seus visitantes. A lista de participantes conta com 134 jogadores, dentre eles 5 Grandes Mestres, 3 Mestres Internacionais, além de vários outros titulados e jogadores de expressão do cenário, reunindo 8 bandeiras.

A lista ganhou corpo com as confirmações dos GM’s Everaldo Matsuura e José Cubas, esse último vice-campeão da primeira edição do evento. A confirmação de César “Samurai” Umetsubo também foi um componente interessante: do alto do seus 2465(!) de rating FIDE de rápido, fica claro que ele pode ser considerado um dos favoritos nesse ritmo de jogo.

IMG_5177

César Umetsubo na primeira rodada, contra Jean Klein

Os números mostram que a organização conseguiu superar em todos os aspectos a primeira edição, valorizando e consolidando o torneio como um dos grandes eventos do sul do país.

IMG_3041

Prefeito João Girardi na abertura do evento, ao lado de Lebredo e Gilmar Durante, presidente do C.C.X.

Simultânea na Rua Coberta

As atividades começaram cedo na famosa Rua Coberta, no coração de Concórdia, onde recentemente passou a Tocha Olímpica rumo ao Rio de Janeiro, e onde se encontra uma réplica da mesma. Os Mestres Internacionais Gerardo Lebredo (Cuba) e Leandro Perdomo (Argentina) enfrentaram 125 jovens e crianças das escolas públicas municipais, onde o xadrez faz parte da grade curricular. Perdomo arrancou um empate em posição perdida contra o jovem concordiense Marco Antônio Albiero, de 11 anos.

IMG_3034

Simultânea contra equipe do JASC

Na parte da tarde, o GM José Cubas (Paraguai) enfrentou em simultânea a equipe masculina e Gerardo Lebredo a equipe feminina de Concórdia que representa a cidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina. No ano passado, a equipe arrancou três empates diante do MI sérvio Jovan Todorovic, mostrando a força do xadrez concordiense. Neste ano, apenas Ladyr Miglioreto arrancou um empate do GM paraguaio e Marciane Prior um empate contra Lebredo, muito embora o jovem Eduardo Yamamoto tenha chegado perto da possibilidade de empate num complexo final de peões.

cubas x yama

Cubas x Yamamoto, pretas jogam

Exposição de jogos de peças

Paralelas a essas atividades, uma exposição permanente de peças de xadrez de vários lugares do mundo e outra de fotos temáticas, da artista plástica Eliane Olivotto, compõem as atrações do evento. As peças e fotos são exibidas no Pavilhão Cinquentenário, salão de jogos do torneio. 

IMG_5074

Visita ao gabinete prefeito  

A receptividade do prefeito João Giraldi é um evento à parte. Ao final do seu segundo mandato, o prefeito, reconhecido por elevar Concórdia ao primeiro lugar em qualidade de vida em Santa Catarina, é um entusiasta do xadrez – e não esconde sua paixão. Recebeu de maneira empolgada uma comitiva de GMs e MIs em seu gabinete, esteve em quase todos os eventos e fez o lance inicial da simultânea com as crianças.

img_5142

Primeira rodada

Com pontualidade e muita tranquilidade, a primeira rodada começou sem grandes surpresas entre os favoritos. Um destaque foi a partida entre o MN Guilherme Deola Borges e Jaison Bassani, professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Jaison está afastado dos tabuleiros, mas foi um forte enxadrista nas categorias de base, chegando a ser vice-campeão brasileiro em 1997. O duelo entre Borges e Bassani é uma rivalidade que chegou a decidir o pan-americano universitário de 2004, com vitória de Deola Borges. Eis que os dois se reencontraram, e logo na primeira rodada. Resultado de hoje, nova vitória de Guilherme.

IMG_5171

Quarteto de peso na arbitragem

O torneio está sendo conduzido por uma arbitragem de peso, que conta com nada menos que quatro Árbitros Internacionais, liderados esse ano pelo jovem e diligente Kaiser Luiz Mafra.

arbitros

AI Francisco Ochelli (PAR), AI Kaiser Mafra, AI Carlos Calleros e AI Paulo Levy

Acompanhe os resultados aqui:

E acompanhe os desdobramentos do evento no Xadrez do Brasil!

 

 

Fotos e revisão: Nira Pomar

Edição de imagens e texto: Daniel Brandão

 

Anúncios
Leia mais de Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: