Pular para o conteúdo

26 de janeiro de 2016

Magistrais em Floripa

por danielmariani

Encerrado o Floripa Open, o cenário enxadrístico da ilha continua agitado com os ITTs Floripa Masters e Magistral João Lourenço Cordioli.

O Clube de Xadrez de Florianópolis sedia nesta semana, entre 23 e 28 de janeiro, dois torneios que oferecem normas de GM e MI: o Floripa Masters, que chega à sua 3ª edição, e o Magistral João Lourenço Cordioli. Enquanto o primeiro conta com alguns dos mais fortes jogadores ao Sul das Américas, como os GMs Neuris Delgado, Andres Rodriguez e Jose Cubas, o último oferece a jovens promessas do xadrez catarinense e brasileiro a possibilidade de obter normas de MI.

Chances se mantém vivas para os brasileiros

No Magistral Cordioli, o MN Lucas Aguiar Cunha precisa vencer 3 das 4 partidas restantes para obter sua norma. O torneio não começou bem para ele: derrotado pelo MI Leandro Perdomo na primeira rodada, Lucas se recuperou com 3 vitórias consecutivas e agora divide a segunda colocação com o MI sérvio Dragan Stamenkovic.

davizao

Davi Sulzbacher segue invicto

Outro destaque é o jovem catarinense Davi Sulzbacher, atual campeão brasileiro sub-16 e único não-titulado no evento. Com 3.0/5, Davi cruzou invicto a primeira metade do torneio e já acumula 66 pontos de rating. Suas chances de norma são pequenas, mas existem: Davi precisa vencer todas as próximas partidas – inclusive contra os MIs Perdomo e Stamenkovic.

Já no torneio principal, o MI Roberto Molina lidera os brasileiros com 3.5/5. Para obter sua norma, Molina precisa de 3.5 pontos nas próximas 4 rodadas – um feito extraordinário considerando que ainda terá que enfrentar os GMs Neuris e Andres.

Os MIs Renato Quintiliano e Cesar Umetsubo seguem Molina com 3.0/5. Ambos precisam vencer todas as próximas partidas para obter a norma, mas a tarefa de Quinti parece mais simples: derrotado apenas pelo GM Neuris, o MI de osasco arrancou empates dos demais GMs e agora precisa superar seus colegas MIs. Já César, que bateu o GM Andres na 4ª rodada, terá que repetir o feito contra os GMs Neuris e Cubas.

tsubooo

Umetsubo venceu Andres, mas precisa superar os outros GMs para obter sua norma

Floripa masters: sem moleza!

Em um evento como esse não seria nada surpreendente se os GMs resolvessem evitar a fadiga e jogar entre si sem grandes ambições. Contudo, o que vemos é lutas ainda mais acirradas entre os melhores! Não sabemos ainda se é devido a alguma rivalidade entre os países ou pela inspiração que as belezas da ilha podem proporcionar – o fato é que no Floripa Masters ninguém quer estender a mão tão cedo!

Neuris Delgado x Andres Rodriguez

andres11

Apesar das casas fracas deixadas pelo avanço, o rei branco parece confortável por trás do muro de peões.

26…f6! 27.Tc2 g5! 28.ef6 Bf6 29.fg5 Bg5 30.Bg5 Tf8+ 31.Rg2 hg5 32.Cc5

andres12

33…Cd4!! 34.Dd4 Df1 35.Rh2 Tf3 36.Tg2

andres13

37…De1!!

Não é possível defender a ameaça Txh3 seguido de Dh4#. Se 38.Tg1 Dh4 e a casa h3 é indefensável.

andresrod

O uruguaio Andres Rodriguez brilha mais uma vez no Floripa Masters

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: