Granda conquista Andorra!

Aos 48 anos, o GM peruano Julio Granda superou 7 de seus 9 adversários para conquistar, invicto, o 1º lugar no Aberto de Andorra.
O pequeno país situado ao Norte da Espanha, oficialmente conhecido como Principado de Andorra, recebeu 163 jogadores em sua 33ª edição – entre eles 15 GMs, 5 acima dos 2600 de rating. Em seu caminho até a vitória, Granda bateu o nº 1 do torneio, Vladislav Tkachiev (2661), e fez 1.5/2 contra os irmãos ucranianos Andrey e Yuri Vovk, que terminaram na 2ª e 3ª colocação, respectivamente.
Não é a primeira vez que Granda apronta no principado: na edição anterior do aberto de Andorra, o peruano fez 7.5/9 e terminou meio ponto à frente do 2º colocado, o MI Adrien Demuth, que o venceu no confronto individual. Nota-se que o avanço da idade não parece um inconveniente para Granda – sua performance foi agora ainda melhor que no ano passado, incluindo uma desforra contra Demuth na última rodada!
O único brasileiro a tomar parte no evento, Hugo Lux, de 13 anos, fez 5.0/9 em um torneio-gangorra: oscilando entre adversários 200 pontos mais fortes ou mais fracos, Hugo venceu todas as partidas em que era favorito e arrancou dois empates dos MFs que enfrentou.
Neste momento o leitor pode estar se perguntando: seria a digna performance de Lux o motivo desta matéria? Na verdade tem mesmo a ver com o GM Granda: quem quiser vê-lo em ação pode ir preparando as malas – a lenda peruana é o convidado de honra do II Floripa Open!