Pular para o conteúdo

4 de julho de 2015

Floripa de inverno, dia 2: dia de rock, bebê!

por marcelopomar

Foi um dia atípico nos salões do Lira Tênis Clube em Florianópolis, e durante vários momentos pode-se jogar xadrez com flashs de Dire Straits, Pink Floyd e outros ícones do rock. Cortesias da banda que à noite iria animar um casamento no salão ao lado e fez uma breve passagem de som. Nada que perturbasse demais os jogadores, que até se divertiram com a inusitada situação.

Nos tabuleiros, muita ação, e partidas interessantes, como a proporcionada por Karina Kanzler e Guilherme Borges, que chegaram a uma posição de torre e seis peões contra três peças leves e dois peões. Certamente uma posição atípica, e de difícil condução.

kanzler-crazyposicion

T + 6 peões x 3 peças leves + 2 peões

Como Xadrez do Brasil já havia apontado, o torneio estava ontem – e seguiu pelo sábado – totalmente aberto, com diversos jogadores se alternando nas primeiras mesas. Quem conseguiu se sobressair de maneira isolada até o início da noite foi Lucas Carlesso (1868), número 39 (!) do torneio, que ao final da quarta rodada era o único jogador com todos os pontos disputados.

carlesso-win

Carlesso liderou até a quarta rodada

Pela quinta rodada Carlesso conduziu as brancas contra outra força da nova geração do xadrez brasileiro – que já foi matéria da Xadrez do Brasil quando de sua passagem pela Suécia – Tainan Pantano Tomáz, que tinha 3,5/4. Tainan venceu ao jogar um sistema Botvinnik contra a inglesa de Carlesso, e assumiu a ponteira do torneio a duas rodadas do fim.

tainan-winter

Tainan entendeu um pouco melhor as complicações da posição

Outro jogador que vem fazendo um torneio sólido, e assim jus à sua condição de pré-ranqueado 3, é o curitibano Acyr Calçado. Advogado de carreira reconhecida, Acyr sempre se manteve ativo nos circuitos de xadrez do sul-sudeste e foi presidente do Clube de Xadrez Curitiba, tendo uma gestão muito bem avaliada. Pela quarta rodada Acyr enfrentou e venceu outro paranaense, Wanderley Lucachewsky, e assim divide a liderança com Tainan.

acyr

Acyr Calçado lidera com 4,5/5

O terceiro jogador a compartilhar a liderança curiosamente também vem do Paraná, embora esteja a partir de 2015 residindo em Florianópolis e jogando pelo clube local. Trata-se de Glaucio Cella Dalla Cortt, que ao vencer a jovem promessa de Fraiburgo, Ruan Gonçalves, chegou também aos 4,5/5.

glaucio

Glaucio, que na carreira tem vitória sobre Magnus Carlsen, em simultânea em Caxias do Sul

No feminino, a liderança está com Karina Kanzler, de Jaraguá do Sul, com 3,0/5, seguida de perto por Karoliny Cruz e a WCM Ane Costa, ambas com 2,5/5.  Vale o registro da participação de dois deficientes visuais no evento. Roberto Carlos Hengles, já bastante conhecido nos meios enxadrísticos, defendendo o município de Itapecerica da Serra (SP), e Carlos Marcelo Espíndola, de Itajaí.

cegos-winter

Espíndola e Hengles

Resultados e partidas

Álbum de Fotos

salao-winter

Na foto João Vitor Dalanhol, de Fraiburgo

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: