Pular para o conteúdo

27 de junho de 2015

Sábado em Concórdia: quatro rodadas, surpresas e liderança paraguaia

por marcelopomar

O segundo dia do 1º Internacional de Concordia foi bastante movimentado e, como quase sempre no xadrez, recheado de resultados surpreendentes e partidas eletrizantes.

Na primeira rodada pela manhã, a segunda do torneio, os favoritos seguiram puxando jogadores com uma distância grande força, e não tiveram grandes dificuldades em fazer valer essa diferença.

pequeno

quezado-concordia

Já na rodada das 14h, a terceira do torneio, os confrontos começaram a ficar mais duros, e as surpresas apareceram. O MF Charles Gauche (2194) está reforçando o mito em torno de sua carreira enxadrística ao derrotar o terceiro Grande Mestre em apenas uma semana – derrotou Cubas e Matsuura no II Floripa Masters. A vítima da vez foi o uruguaio Andrés Rodriguez (2494), que perdeu de brancas enfrentando uma siciliana.

charles-concordia

Charles Gauche: mais um GM derrubado

Além do expressivo resultado de Gauche, Ruan Gonçalves (1812), de Fraiburgo, e atual campeão catarinense sub-18, venceu convincentemente o MF Alfeu Bueno (2261); e o jovem Kelvin Wieth (1871), de Itajaí, empatou com o MF Languidey (2295), numa partida em que teve chances reais de vencer.

saloom

Ruan Gonçalves enfrentando o MF Luismar Britto, 4ª rodada

Mas foi a quinta rodada que reservou o gosto mais amargo ao GM uruguaio. Por outro lado, o doce sabor da vitória sobre um GM para uma atleta amadora: Marciane Prior, a multi-campeã catarinense e destaque de Concórdia venceu uma boa partida contra Andrés, de pretas, e que certamente entra para o rol de suas vitórias mais significativas.

marciane-cco

Marciane calcula o arremate Txg2!

A quinta rodada também reservou um curioso confronto Sérvia x Paraguai nas duas primeiras mesas do evento. Com 4 pontos o MI Jovan Todorovic enfrentou de brancas o GM Neuris Delgado, e na mesa dois, também de brancas, o MI Dragan Stamenkovic enfrentou com José Cubas.

servia-paraguai

Sérvia 0,5 x 1,5 Paraguai

Outros atletas locais além de Prior também têm se destacado. Cristina Valcarenghi e Tainá Durante iniciaram a quinta rodada com 3 pontos em 4 possíveis. Assim como Denison Silva, Eduardo Yamamoto, Lucas Prado e André Varella. Ao final da quinta rodada, no entanto, apenas Yamamoto e Denison conseguiram os 4/5, e sobem para enfrentar os mestres na sexta rodada no domingo pela manhã.

Eduardo Yamamoto, de Concórdia

Eduardo Yamamoto, de Concórdia, tem 4/5

taina-concordia

Taina Durante tem 3/5

revista-concordia

Revista do Clube Concordiense de Xadrez

No entanto a boa fase está mesmo com o cubano naturalizado paraguaio Neuris Delgado. De novo Neuris vem fazendo um torneio 100%, e ao final de 5 rodadas é o único competidor que venceu as cinco partidas. É seguido de perto por outro GM paraguaio, José Fernando Cubas, com quem faz um duelo na manhã de domingo.

paraguas-concordia

Paraguaios estarão na mesa 1 na 6ª rodada

Também seguem de perto na vice-liderança outros três brasileiros com 4,5/5: o MI Roberto Molina, e os MF’s Frederico Gazel e Haroldo Cunha. Gazel e Molina fazem um clássico mineiro na sexta rodada, na mesa 2, com direito a rivalidade até nos times de futebol, já que Molina é Cruzeiro e Gazel Atlético Mineiro.

gazel-cco

MF Gazel, de Belo Horizonte, 4,5/5

haroldo-cco

MF Haroldo Cunha, de Joinville, tem 4,5/5

molina-cco

MI Roberto Molina, faz confronto mineiro no domingo contra Gazel

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: