Pular para o conteúdo

26 de junho de 2015

II Floripa Masters, sucesso sem normas

por marcelopomar

Infelizmente o II Floripa Chess Masters terminou sem distribuir nenhuma norma aos aspirantes. Quem chegou mais perto disso foi argentino Francisco Horácio Dejeanne, que nas tês ultimas rodadas, precisava de 1,5/3. No entanto, os duros confrontos contra os GM’s Cubas e Matsuura, e o MI Molina não permitiram alcançar a meta.

dejeanne

Dejeanne, perto da norma! (+74.4)!!

No entanto, apesar da falta de normas, o torneio foi extremamente disputado e das 45 partidas jogadas, apenas dez terminaram sem vencedores, mostrando o caráter combativo dos competidores. Entre os GM’s apenas um único empate e partidas cheias de emoção e muita ação, com destaque para os confrontos Neuris 1 x 0 Matsuura (destacada como partida do dia pelo site especializado do GM Rafael Leitão); Matsuura 1 x 0 Andrés Rodriguez, e Neuris 0 x 1 Andrés Rodriguez pela última rodada.

neuris-andres

Neuris x Rodriguez, última rodada.

neuris-andres1

Pretas jogam

19…h5!?
Andres aproveita a melhor disposição de peças para iniciar um perigoso ataque contra o rei branco.

20.Dd2 g5 21.Ce3 Dd7 22.Cg3

neuris-andres2

Pretas jogam

22…Bh3!

Destruindo a cobertura de peıes do rei branco. Cavalo e dama coordenam perfeitamente para criar ameaÁas contra o rei branco.

23.gh3 Dh3 24.Cgf5?!

A melhor maneira de combater o ataque preto era buscando contra-jogo ativo na ala da dama: 24.a5! b5 (24…h4 25.Cgf5 b5 26.Dd1! com ideia de Dg4) 25.a6! para seguir com b3-b4 e pressionar a ala da dama.

neuris-andres4

24…g4 25.Te2 Df3! 26.Tae1 Ch3 27.Rh2 Cg5

Ameaça …Dh3 e …Cf2 mate.

28.Cg3 h4

neuris-andres3O cavalo não pode sair de g3 em função da ameaça …Dh3.

29.Cef5 hg3 30.fg3 Rf7

A invasão da torre pela coluna h é decisiva.

Neuris em grande forma

Apesar da derrota na última rodada, o GM Neuris Delgado venceu o torneio de maneira convincente, com duas rodadas de antecedência. Seu performance de 2719 coroou uma participação expressiva, e somou 10 pontos de rating para a próxima listagem. Com isso Neuris volta ao patamar dos 2600, que parece muito mais apropriado a sua força.

Neuris-charles

Gauche e Delgado no CXF

Brasileiros discretos

A participação dos brasileiros foi discreta, sem chances de normas, e sem maior brilhantismo. O MI Roberto Molina, que segue a batalha pela terceira norma de GM, teve um desempenho sólido, que ratifica sua força próxima aos 2500, sem no entanto chegar lá. Seu emparceiramento foi difícil, pegando 3 dos 4 grandes mestres nas primeiras rodadas, e com maioria de pretas. Isso comprometeu as possibilidades de normas, embora Molina tenha ganhando um pouco de rating (+2.4), e siga forte em sua caminhada. Contra os GM’s Molina colecionou três empates e uma derrota.

molinaitt

Molina busca a 3ª norma de GM

Já o GM Matsuura, acometido de uma forte gripe, jogou um torneio sem grandes partidas, a exceção de sua vitória acachapante contra o Andrés Rodriguez. Praticamente manteve o rating (-3.0), e foi um grande colaborador do torneio ao topar participar do evento a uma semana da realização.

mats-um

Matsuura 1 x 0 Umetsubo

Entre os outros aspirantes brasileiros, participação abaixo da expectativa, sem grandes destaques. Ressalva feita ao sempre entusiasmado e perigoso MF Charles Gauche, que apesar das sete derrotas no evento, venceu dois Grandes Mestres.

charles

Charles Gauche: vitórias sobre GM’s Cubas e Matsuura

cxfdocinhosClube de Xadrez de Florianópolis

O Clube de Xadrez de Florianópolis também saiu vencedor do ITT. Com sua estrutura acolhedora, poltronas estofadas, mesas e jogos de peças de madeira de alta qualidade, relógios digitais, café e pequenos coquetéis para os jogadores, não foram poucos os elogios ao clube e aos organizadores, que saem renovados de expectativas para o próximo Floripa Chess Masters.

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: