Pular para o conteúdo

26 de junho de 2015

Concórdia, cidade Xadrez

por marcelopomar

As atividades do primeiro Internacional de Xadrez de Concórdia começaram cedo, com o apoio do magnífico astro rei o Sol, que apareceu para esquentar a manhã e nos brindar a todos os amantes do xadrez com um belíssimo dia. Registre-se que a cidade respira xadrez, e o evento conta com um grande apoio não só do poder público municipal, mas de várias empresas privadas, da rede hoteleira, da gastronomia, entre outros.

As 08h da manhã o Mestre FIDE Frederico Gazel, de Belo Horizonte, ministrou palestra na Câmara Municipal de Vereadores, para professores da rede pública municipal de ensino. A palestra foi criativa e muito instrutiva, e esteve voltada para ajudar os professores na preparação de aulas, já que em Concórdia o xadrez é disciplina curricular obrigatória em todas as escolas da rede pública!

MF Gazel ministrando palestra para professores da rede pública municipal

MF Gazel ministrando palestra para professores da rede pública municipal

As 09h se iniciava uma cerimônia de abertura prestigiada por diversas autoridades, e praticamente todos os mestres envolvidos com a atividade, representando cinco nacionalidades (Paraguai, Uruguai, Argentina, Servia e Brasil). Na ocasião o prefeito João Girardi (PT) e Neuri Santhier recebeu um troféu dos organizadores do evento Gilmar Durante e Arlan Guliani, em agradecimento ao apoio da administração municipal.

Prefeito João Girardi fala em prestigiada cerimônia de abertura

Prefeito João Girardi fala em prestigiada cerimônia de abertura

Prefeito e vice recebem trofeús dos organizadores e dos GM’s Cubas e Rodrigues

Prefeito e vice recebem trofeús dos organizadores e dos GM’s Cubas e Rodrigues

A abertura oficial foi sucedida por três simultâneas com os mestres José Fernando Cubas (GM Paraguai), Dragan Stamenkovic (MI Sérvia) e Simón Languidey (MF Argentina) para mais de 230 alunos de escolas públicas, na récem inaugurada e belíssima rua coberta, do centro de Concórdia.

Vista geral da simultânea na recém inaugurada Rua Coberta

Vista geral da simultânea na recém inaugurada Rua Coberta

MF Languidey em sua simultânea

MF Languidey em sua simultânea

simu-cubas

GM Cubas

MI Dragan

MI Dragan

Na parte da manhã ainda, a equipe Xadrez do Brasil entrevistou Cristina Valcarenghi, da organização do evento, coordenadora do xadrez feminino de rendimento da cidade, Campeã brasileira de xadrez sub 18 em 2006, e uma expoente do xadrez concordiense.

Cristina Valcarenghi

Cristina Valcarenghi

XdB: Como você está conciliando sua vida profissional de engenheira civil com a condição de atleta de xadrez nesse ano de 2015?

Cristina: é uma rotina exaustiva, mas sempre tentando fazer com que as duas coisas funcionem da melhor maneira possível.

XdB: E qual sua expectativa para esse primeiro internacional de xadrez de Concórdia, qual foi sua participação na construção do evento? Isso tá movimentando a cidade de que forma, e você como cidadã está vendo esse processo?

Cristina: O xadrez em Concordia é tradição, eu aprendi a jogar xadrez nas escolas alguns anos atrás, e este trabalho vem sendo executado de forma gradativa, e esse evento mostra o sucesso da modalidade no município, o apoio que temos do poder público e dos patrocinadores, e um grande sucesso. Estou feliz muito enquanto diretoria (do Clube Concordiense de Xadrez), feliz enquanto atleta, oportunidade de enfrentar grandes jogadores, que é um grande treinamento para competições estaduais e nacionais, e um grande sucesso. A princípio pelo que vimos nas simultâneas e na palestra o torneio tem tudo também para ser um grande sucesso.

Prefeito recebe comitiva do Xadrez em seu gabinete

No começo a tarde o prefeito João Girardi recebeu alguns mestres no seu gabinete na prefeitura, com o intuito de demonstrar seu apreço pela modalidade, e defender suas realizações não só no campo esportivo, mas também social, para conhecimento dos ilustres visitantes. Esse encontro foi importante para ressaltar a importância do poder público municipal com o xadrez. Na ocasião João Girardi mencionou que Concórdia é a primeira cidade em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no estado de Santa Catarina, e a 12ª no Brasil, segundo estudo da FIRJAN (Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro).

Gabinete da prefeitura de Concórdia (SC)

Gabinete da prefeitura de Concórdia (SC)

Desafio: MI Todorovic x Equipe de Concordia dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC)

O Mestre Internacional Jovan Todorovic (SER 2402), enfrentou simultaneamente 11 jogadores da equipe do JASC de Concordia, cedendo três empates para Denison Klein Barreiros da Silva (2001), Eduardo Yamamoto (2093) e Tainá Durante (1701), e vencendo as demais partidas.

Todorovic encontrou dificuldades no desafio

Todorovic encontrou dificuldades no desafio

MI Todorovic: Fiquei bastante impressionado com a força das crianças. Me senti realmente em perigo, com chances de perder o final, sobretudo com a Taina Durante. Ela me ofereceu empate e eu perguntei, porque?  

MI Todorovic (Servia)

MI Todorovic (Servia)

1ª rodada, a sorte está lançada, 10 mil reais em prêmios!

No abertura do torneio principal de rápidas, uma singela homenagem a um grande patrono do xadrez catarinense, presidente de honra do Clube Concordiense de Xadrez, o Sr. Hugo Riffel.

Hugo Riffel, história do xadrez catarinense

Hugo Riffel, história do xadrez catarinense

A primeira rodada não guardou surpresas, e os favoritos venceram seus confrontos sem maiores dificuldades. Emoções maiores e partidas mais acirradas são aguardadas a partir da segunda rodada. O sábado será animado, com quatro rodadas que devem apontar aqueles com chances reais de entrar na zona de premiação.

capa

O torneio é válido para rating internacional (ELO FIDE) de xadrez rápido, será um suíço em sete rodadas – fato que gerou alguma controvérsia, já que alguns jogadores defenderam nos bastidores um número maior de rodadas, que fica como sugestão para o ano seguinte –, e têm um trio poderoso de Árbitros Internacionais na sua condução: Kaiser Luiz Mafra (coordenador), Carlos Calleros e Francisco Ochelli, além do AF Paulo Levy.

Resultados

vista-salao

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: