Pular para o conteúdo

23 de junho de 2015

Concordia prepara grande festa do xadrez sul-americano

por marcelopomar

Será um festa do xadrez no oeste catarinense, como nomes de peso do enxadrismo latino americano, dez mil em prêmios, e atividades extras como simultâneas e palestras para os jovens enxadristas da região.

Uma oportunidade rara, e extremamente lúcida está sendo criada pela iniciativa do Clube Concordiense de Xadrez e seus dirigentes, apoiados pelo poder público local e por alguns representantes da iniciativa privada.

campeonato_municipal_concordia2012_1

O Grande Mestre cubano, naturalizado paraguaio, Neuris Delgado é o pré-ranqueado número 1 do torneio, e além de possuir um rating rápido de 2647, que o coloca entre os 100 melhores do mundo, parece estar em grande fase, haja visto seu desempenho no Floripa Chess Masters 2, que se encerra amanhã na bela Florianópolis. Ao final de seis rodadas Neuris já colecionava seis vitórias, inclusive sobre os GM’s Everaldo Matsuura e José Cubas, em um performance assustador de 3174.

Neuris-Delgado

GM Neuris Delgado (PAR)

Outro confirmado é o GM uruguaio Andrés Rodriguez (2494), forte competidor, com boas chances de conquistar o título, e acostumado a vencer em terras brasileiras. Andrés venceu o forte Floripa Chess Open 2015, e logo após o Floripa Chess Masters.

andres

GM Andrés Rodriguez (URU)

 

A lista inclui 19 titulados, num universo de 99 jogadores confirmados. Entre eles nomes de destaque como o MI cubano Gerardo Lebredo, diretor do Instituto Superior Latino Americano de Ajedrez (ISLA); o atual campeão brasileiro de rápidas Marco Aurélio Zaror Cordeiro; o MI mais ativo do Brasil Roberto Molina; e o sempre combativo e otimista MF Charles Gauche.

lebredo-arlan

MI Gerardo Lebredo (CUB) e Arlan Giuliani, organizador

Entre os representantes locais, a jovem Taina Durante é um dos destaques.  Com boas participações em brasileiros – incluindo um título nacional sub12 (2007) – e estaduais de categoria, Tainá segue em ascensão, no xadrez feminino de Santa Catarina, e pode fazer um bom torneio. Junto com Taina, mas de outra geração, Marciane Prior e Cristina Valcarenghi também são fortes jogadoras locais.

taina

Taina Durante

A organização do evento fornece alojamento aos interessados, e uma rede hoteleira envolvida com a boa realização do evento. Indícios interessantes que dão perspectiva de sucesso ao evento. A condução do evento fica a cargo do internacional Kaiser Luiz Mafra, em parceria com os também internacionais e super experientes Carlos Calleros e Francisco Ochelli Aranda. A direção do evento é de Gilmar Durante e Arlana Giuliani.

Captura de Tela 2015-04-16 às 17.39.56Captura de Tela 2015-04-16 às 17.40.15Captura de Tela 2015-04-16 às 17.40.30

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: