Pular para o conteúdo

12 de maio de 2015

Fier de novo na copa do mundo!

por danielmariani

O GM Alexandr Fier conquistou sua vaga para a Copa do Mundo e defenderá o Brasil junto com o GM Rafael Leitão – que está de volta ao topo do ranking brasileiro.

Com 7 pontos em 9 possíveis, Fier foi o 2º colocado do Zonal 2.4 da FIDE, no Peru. Após empatar nas duas últimas rodadas, o brasileiro terminou meio ponto atrás do campeão, o peruano Jorge Cori, que também garantiu seu ticket para a Copa do Mundo.

Em contraste com as edições anteriores, que contaram com dezenas de participantes e vários titulados (como em 2011 ou 2013), este zonal chamou a atenção pela participação ínfima dos países da zona (Bolívia, Peru e Brasil). Dos 21 participantes apenas 2 não eram peruanos – entre eles Fier. Ocorre que, por incompetência ou má-fé, a federação peruana marcou a data do Zonal poucos dias antes do evento e, para dificultar ainda mais a vida dos jogadores estrangeiros, trocou a data 3 antes do início do torneio! Além disso a Federação Peruana não divulgou fotos do evento nem pgn das partidas, demonstrando uma grande falta de profissionalismo.

zonal24fide2015_2

Em virtude disso a participação de Fier por pouco não se concretizou. Em desabafo nas redes sociais, o grande mestre lamentou a mudança da data e cogitou não jogar. Contudo, segundo ele, o sonho de jogar a Copa do Mundo ainda estava vivo e decidiu viajar apesar de tudo.

fierface

Esta é a quarta vez que Fier garante um lugar Copa do Mundo, feito que tem realizado consecutivamente desde a primeira vez, em 2009. A Copa será no Azerbaijão, terra natal de Kasparov, entre 10 de setembro e 4 de outubro.

Enquanto Fier batalhava por sua vaga, Rafael Leitão fez seu retorno aos tabuleiros após um hiato de 4 meses desde Zicosur, em janeiro. A primeira parada foi em Belém, no Aberto do Brasil Clube da Cidade Velha, vencido pelo GM Krikor Mekhitarian. Lá, Leitão perdeu para o MI Rodi na 4ª rodada e, mesmo vencendo outras 4 partidas, e empatando com Krikor, ainda perdeu rating.

O encontro de Leitão e Krikor rendeu um interessante bate-papo:

Em terras catarinenses o grande mestre maranhense foi mais bem-sucedido: venceu os 6 adversários que enfrentou no Aberto do Brasil de Três Barras, incluindo o GM Everaldo Matsuura, o MI Rodrigo Diconzi e o MF César Umetsubo. Com os ganhos, Leitão reassume a liderança do ranking brasileiro nos live ratings.

E o time de brasileiros na Copa do Mundo ainda pode aumentar: vários disputam o Continental das Américas, a se realizar no Uruguai entre 15 e 24 de maio, entre eles os GMs Krikor e Felipe El Debs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: