Pular para o conteúdo

1 de abril de 2015

Catarinense do Sol nascente

por danielmariani

Mestres nipo-brasileiros dominaram a final do Campeonato Catarinense Absoluto, realizado em Jaraguá do Sul entre 27 e 29 de março.

O GM Everaldo Matsuura coletou 5.5 dos 6 pontos possíveis e conquistou o tricampeonato. Na segunda metade do torneio Mat enfrentou 3 dos 4 MFs: Haroldo Cunha, Charles Gauche e César Umetsubo, quando venceu os dois primeiros e cedeu empate ao último.

finalestadu2

Matsuura enfrenta o jovem Thiago Dobuchak

O MF Umetsubo, que também buscava o tri-campeonato, somou 4.5/6 (3 empates) em mais uma exibição de força. Suas recentes performances em torneios nacionais (como a final do Campeonato Brasileiro em dezembro de 2013, em que foi 3º colocado, e o Campeonato Brasileiro de xadrez rápido de 2013, onde sagrou-se campeão) e seu rating estadual (2373, apenas 17 pontos atrás do primeiro colocado, o GM Alexandr Fier) são bons argumentos para considerá-lo o melhor enxadrista residente em Santa Catarina, hoje.

Cesar Umetsubo (2324) x Everaldo Matsuura (2496)

finalestadu4

Brancas jogam

Nesta posição, Umetsubo (com pouco tempo no relógio) decidiu entrar no final de torres com peão a mais após 1.Bd5?!, quando uma boa defesa de Everaldo garantiu o empate. Melhor, porém, seria pressionar com 1.Td4!, mantendo boas chances de vitória.

“Tirando o Everaldo, achei que o torneio estava bem equilibrado. Acho que pendurei em alguns momentos, tive minhas grosserias, mas nos momentos em que errei felizmente não fiquei perdido e consegui consertar, como contra o William Bento França. Ainda bem que consegui recuperar, acho que um pouco de sorte ajudou. Creio que o controle de tempo reduzido (60+30s) ajudou a pressionar os jogadores. E aconteceu algo raro: senti que tinha chance de vencer o Mat, mas joguei mal o final e ele se defendeu fácil… Também me desconcentrei em vários momentos por ficar olhando pro Fescri. Era muito legal ver tanta criança jogando lá. Parabéns aos clubes, aos treinadores, aos pais, aos patrocinadores e aos jogadores.”
– MF César Umetsubo

finalestadu3

Tsubo e Mat em ação

O Fescri citado por Umetsubo é o Festival da Criança, que abrange os campeonatos estaduais de categorias até 14 anos. Apesar das possíveis dificuldades enfrentadas pela organização, a realização paralela dos dois eventos criou um cenário muito interessante: por um momento os jovens talentos do estado competiram lado a lado com os profissionais e puderam observar e aprender com os mestres. Que a experiência inspire os organizadores!

Fotos: Xadrez Fraiburgo e CX Blumenau

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: