Pular para o conteúdo

27 de março de 2015

Copa Latina engrandece o xadrez sulamericano

por danielmariani

A Copa Latina, realizada em Buenos Aires, Argentina, entre 19 e 25 de março distribuiu 3 normas de GM e ofereceu norma definitiva de MI para um brasileiro!

O esquadrão de 16 brasileiros que tomaram parte na Copa Latina, liderada pelo GM Krikor Mekhitarian teve uma participação regular, com resultados mais ou menos próximos da expectativa. Em termos gerais, os jogadores brasileiros deixaram uma boa quantidade de rating no país vizinho (-85,7), sobretudo pelos fracos desempenhos do promissor MN Hugo Caetano Mendonça (2245), Rafael Cabral de Souza e Andre Boff,  que não estiveram numa boa semana, e perderam entre 30 e 45 pontos cada um.

KAISICIO

O CM Kaiser Mafra foi um dos brasileiros na competição

Mas observando os desempenhos particulares do MI Roberto Molina e do MF Renato Quintiliano Pinto, há bons motivos para comemorar.

Molina Implacável

Molina vem tendo bons desempenhos desde o começo do ano. No Floripa Chess Open ele já havia feito grande performance, que lhe rendera o vice-campeonato, incluindo duas vitórias contra GM’s (Matsuura e Bachman). Agora na Copa Latina Molina voltou a enfrentar um batalhão de GM’s, cedendo apenas a revanche para o forte Axel Bachman. Sua vitória sobre o GM mexicano Gilberto Hernandez Guerreiro, em apenas de 23 lances, de pretas, veio bem a calhar. Foi premiado com uma norma de GM, performance de 2598 (!), e o quarto lugar geral da competição.

Gilberto Hernandez Guerrero (2517) x Roberto Molina (2431)

guerrermolas20…Tfd8 21.Td8 Td8 22.Cd5?
A posição das pretas é superior, certamente, mas impressiona a frágil resistência oferecida pelas brancas.

22…Be4!
Com duplo sobre d5 e g2.

23.Cc3 Bg2
Após a trapalhada, “Guerrero” abandona sem oferecer luta.

ostenta

Roberto Molina: “ostentación”

Quintiliano Mestre Internacional!

Já o jovem MF de Osasco Renato Quintiliano Pinto foi coroado com a norma definitiva de Mestre Internacional, reunindo todas as condições para o título vitalício.  Uma importante conquista do xadrez nacional, que é fruto exclusivamente do esforço individual deste jovem enxadrista. Em sua rede social Quintiliano faz agradecimentos a algumas pessoas, e ressalta:

“Esse torneio encerra um ciclo de mais ou menos dois anos de trabalho que venho fazendo desde 2013, quando me tornei MF e decidi me dedicar profissionalmente ao xadrez. É uma grande satisfação para mim ver que um trabalho de longo prazo e dedicação podem trazer bons resultados. Com certeza esses dois anos trouxeram consigo altos e baixos, mas absolutamente tudo foi essencial para que eu pudesse alcançar esse resultado.”

quinti

Mestre Internacional Renato Quintiliano

Título para o Peru

O Peru mostrou toda sua força no xadrez sul-americano, mais uma vez. Dessa vez a estrela foi o jovem GM Jorge Cori, que atingiu 7,5/9, e venceu Axel Bachman nos critérios de desempate. A partida da ultima rodada, contra o experiente GM argentino Rubens Felgaer foi uma verdadeira guerra, e o empate após 84 lances garantiu mais um título de expressão a Cori. No final de bispos de cores opostas Cori esteve à beira do abismo, mas teve tenacidade para buscar as tablas.

Ruben Felgaer (2580) x Jorge Cori (2596)

felgacori

Pretas jogam

44…g5??
Cori possivelmente contava com 44.Dg5 Tg8 45.Dh4 Dd1, com forte contra-jogo, porém ao invés de 45.Dh4 as brancas jogam 45.Tf7!! Bf7 46.Df5 ganhando forçado (46…Bg6 47.Dd7 e Be3).

45.Dg3??
GMs também falham…

45…Tg8 46.Df3 Df3 47.Tf3
O final exige das pretas uma longa defesa, mas a presença de bispos de cores opostas oferecem boas chances. Empate no lance 84.

bachmann cori

Campeão e vice, Jorge Cori (brancas) e Axel Bachmann.

Preencheu o pódio o jovem talento argentino Alan Pichot (2482), que teve o melhor desempate com 7.0 pontos. Pichot também acumulou 18.3 pontos de rating, cruzando assim a barreira dos 2500.

XdB: Com os resultados na Europa e agora você cruzou os 2500. Como está a expectativa de alcançar a grande maestria? Qual o próximo desafio?

Pichot: A próxima meta é alcançar o título nos próximos meses e também gostaria de jogar torneios fortes na Europa – mas, conhecendo o nível de lá, ir mais preparado. Jogarei o zonal e o continental dentro de um mês.

XdB: Suas partidas mostraram que você pode jogar de igual para igual os GMs. Teve alguma que você gostou mais?

Pichot: Me gusto la partida que jugue contra Axel Bachmann, que es un jugador muy fuerte y con mucha experiencia a nivel internacional.

XdB: O que mudou desde o iniciante ao aspirante a GM?

Pichot: Creio que tenha mudado a maneira como vejo o jogo e preparo as partidas.

Axel Bachmann (2614) x Alan Pichot (2482)

bachpich

20…Cd3 21.Td3!
O bispo será mais útil que a torre no ataque à ala do rei.

21…ed3 22.Bd3 De7
Ameaça Txc4! seguido de De4.

bachpich2

23.Cb6?!
Melhor seria hxg6 seguido de Th4, defendendo c4.

23…Bd3! 24.Cc8 De4

bachpich3

Devolver a qualidade ativou as peças pretas, que cercam as casas brancas. A partida encerrou em xeque perpétuo.

pichot

Pichot: a um passo da norma definitiva de GM

Além de Molina e Pichot, o MI Colombiano Christian Rios, 7.0/9, também foi agraciado com uma norma de GM. Por fim, a Copa Latina “Kirsan Illyumzhinov” se mostrou um grande evento, reunindo uma parcela expressiva da força enxadrística sul-americana. Não deixa de ser irônico, no entanto, uma copa latina levar o nome de um milionário de negócios escusos, presidente da República Calmúquia. Coisas da cartolagem do Xadrez.

Fotos: Vanessa Canevsky

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: