Pular para o conteúdo

22 de março de 2015

2

Mulheres mais fortes no Xadrez

por marcelopomar

Nesse final de semana enxadrístico de 20 a 22 de março de 2015, não houve dúvidas, as mulheres foram mais fortes no xadrez. Juliana Terao teve uma performance histórica no Aberto do Brasil Casa de Fazer em Campinas (SP); Giselle Pscheidt deixou todos pra trás no Circuito de Rápidas em São Bento do Sul (SC). Na sexta 20 começou em Campinas o Aberto do Brasil Casa de Fazer. Contando com uma forte lista de jogadores – entre eles os Grandes Mestres brasileiros Felipe El Debs e Everaldo Matsuura, além do GM paraguaio José Cubas –, o torneio anunciou fotos de um lugar bastante aprazível, iluminado e confortável para a prática do xadrez. Distribuiu cinco mil reais, e foi organizado pelo MF carioca Alberto Mascarenhas, em parcerias com os internacionais árbitros Elcio Lofredo Mourão e Adriana Lot. casa-de-fazercasa-de-fazer6 casa-de-fazer7O torneio ocorreu em seis rodadas e foi bastante disputado até a última delas. Na mesa 1 enfrentaram-se o GM El Debs, com 4,5 e a WMI Juliana Terao com 5/5! E apesar da vitória do favorito El Debs, o destaque principal do torneio foi para a exuberante performance da WMI Juliana Terao. Com vitórias sobre o GM Cubas e o MF Armen Proudian,

elbds-juliana

El Debs x Juliana Terao, 6ª rodada.

casa-de-fazer4

Juliana Terao x José Cubas, 3ª rodada

Vitória sobre GM Cubas Conduzindo as brancas contra uma Defesa Pirc, Juliana tirou da abertura o que a posição branca pode dar, um pouco de espaço extra na ala da dama, e uma boa coordenação de peças. Após o displicente 21…. f6?!, as brancas tratam de aproveitar taticamente sua melhor coordenação. Captura de Tela 2015-03-22 às 19.55.48

  1. Bf4! ef4 23. Cd4! Dc7 24.Cc6 [+-] materializando a vantagem e entrando num final de dama/cavalo contra dama/bispo com vantagem, além de contar com um rei mais protegido.

Captura de Tela 2015-03-22 às 20.02.39

  1. … bc6 25. Td7 De6 26. Td8+ Td8 27. Td8+ Bd8 28. Cc4 De5 29. Dc4+ Depois foi converter em mais alguns lances.

Captura de Tela 2015-03-22 às 20.05.10 Vejas as partidas Atual número 2 do Brasil, a sempre olímpica Terao demonstrou mais uma vez que é imprescindível em qualquer formação que inclua as melhores jogadoras do Brasil. Giselle Pscheidt surpreende os marmanjos em São Bento do Sul. Gisele tem apenas 17 anos, e um rating FIDE de 1553. Mas ela venceu a segunda etapa do circuito de xadrez rápido de São Bento Sul (SC), a frente de nomes como Lucas Cunha Aguiar (2296) – jogador que acaba de conquistar os pré-requisitos para se tornar Mestre FIDE – e Bruno Orlando Starke (2087), campeão catarinense sub18, duas vezes vice-brasileiro. gisele-campea Giselle fez 6/7 e venceu no critério de desempate ‘confronto direto’ o experiente e sempre perigoso enxadrista Watercler Hille, que chegou aos mesmo pontos derrotando Lucas Aguiar na rodada decisiva. Com isso obteve o título e assegurou o lugar mais alto do pódio. Parabéns!   gisele-class-finalJuliana e Giselle representam gerações distintas do xadrez nacional. Mas ambas demonstram a força e o potencial de renovação da modalidade. Precisam, naturalmente, de mais incentivo e condições iguais para um crescimento sólido e expoente do xadrez feminino no Brasil.

juliana-terao

WMI Juliana Terao (2232)

Fotos: Joaquim de Deus (facebook)

Anúncios
Leia mais de No Brasil
2 Comentários Comente
  1. Kelvin
    mar 23 2015

    Ótimo texto! Só uma pequena observação: na partida Terao-Cubas no lance 23 vocês escreveram “Dc7” quando na verdade foi Df7.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: