Pular para o conteúdo

23 de fevereiro de 2015

1

O Brasil tem uma nova titulada!

por danielmariani

Meu desafio é tentar sempre me superar.
Rebeca Lot

Rebeca aprendeu a jogar aos 13 anos, na escola, e foi justamente através do xadrez escolar que obteve sua titulação: a 3ª colocação no mundial escolar, realizado em Juiz de Fora, lhe rendeu o título de Candidata a Mestre da FIDE. Na competição, Rebeca venceu em 6 das 9 rodadas e teve o melhor desempate do grupo com 6 pontos.

rebeca

Rebeca em entrevista para a SporTV

Apesar de ter ocorrido no Brasil, tivemos a chance de conviver com pessoas e culturas de vários países diferentes. É uma experiência maravilhosa. Sobre o jogo, tive a chance de jogar com países como Indonésia, México, Peru, Romênia e Turquia. Foi um bom torneio e terminei ganhando 19 pontos de rating e o título de WCM.
– Rebeca Lot

Aos 17 anos, a jovem enxadrista estuda sozinha, pela internet, e pretende aproveitar bem seu último ano de categorias. Apreciadora de Botvinnik – protagonista de uma de suas partidas preferidas -, Rebeca garante que o xadrez faz parte dos seus planos hoje e sempre.

rebecalotEu não teria como colocar no papel todas as coisas que o xadrez me agregou. Mas em um breve resumo posso dizer que esse jogo nos ensina a aprender com os nossos erros, a buscar sempre melhores alternativas e a nunca desistir. E várias vezes me pego colocando em prática, no cotidiano, esses pontos. Também não posso deixar de citar toda a bagagem cultural, experiências e amizades que ganhamos em cada torneio.
– Rebeca Lot

Uma das suas inspirações partiu de seu professor: “uma vez o GM Everaldo Matsuura me disse uma frase que eu gostei muito: ‘Meu desafio é sempre tentar me superar’, e então eu a tomei para mim também (risos)”.

rebecamat

Everaldo Matsuura foi um dos tutores de Rebeca

A atividade enxadrística de Rebeca acabou envolvendo sua mãe também: Adriana Lot, que apenas acompanhava a filha nas competições, hoje é Árbitra FIDE. Segundo Adriana, tudo começou quando informou um árbitro sobre uma irregularidade e este lhe disse que ela “não sabia nada” e que poderia se manifestar quando fosse árbitra. Adriana aproveitou a deixa foi em frente: “Nunca disse não a um desafio”.

Como mãe de atleta, Adriana acredita que deve-se deixar que a paixão pelo jogo se desenvolva naturalmente, dando o suporte necessário.

“Cabe ao atleta se posicionar sobre suas aspirações, sua vontade de treinar e de conquistar mais e mais, aos pais cabe a posição de ajudá-lo dando suporte necessário para que alcance seus objetivos.”
– Adriana Lot

img_5910

Rebeca, Adriana e o xadrez

Adriana também se diz espantada com atitude de alguns pais em relação aos jovens competidores sob sua orientação. Segundo ela, é “incoerente e inaceitável” pais que tentam se realizar através dos filhos – fenômeno mais comum do que se imagina – e costumam perder a compostura quando os filhos não obtém os resultados desejados. Aos que gostariam de ver seus filhos felizes e realizados com xadrez, Adriana deixa o recado:

Acho que o papel dos pais é dar apoio, sem intervenções ou obrigações. Um bom caminho além do apoio seria os pais se informarem mais, conhecerem as regras do xadrez – e, principalmente, estarem ao lado de seus filhos na alegria e na tristeza, independente da vitória.
– Adriana Lot

A equipe XdB agradece a gentileza e simpatia das Lot e deseja sucesso dentro e fora dos tabuleiros!

Anúncios
Leia mais de No Brasil
1 Comentário Comente
  1. fev 23 2015

    Bella e inteligente ^_^ felicidades por este titulo, un gran premio a tu esfuerzo y perseverancia, sigue con esas ganas, te esperan mas oportunidades! Un abrazo desde Lima Perú 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: