Pular para o conteúdo

11 de fevereiro de 2015

Por um punhado de pesos chilenos

por marcelopomar

Os brasileiros Kaiser Luiz Mafra, Nilton Hirota, Eduardo Gauche e Elana Souza viajaram ao Chile para desbravar um torneio amador para jogadores abaixo de 2200 de Elo FIDE, chamado II Torneo de Ajedrez Intercional de Doñihue.

O torneio ocorreu na cidade de Doñihue, que não dispõe de atrativos especiais. Mas as inscrições baratas que incluíam hospedagem e alimentação, somada a uma premiação interessante de sete mil dólares distribuídos até o quinquagésimo lugar(!), foram motivação suficiente para a trupe brasileira.

chile2

O CM Kaiser Luiz Mafra (2190) foi o número dois da listagem inicial, já Nilton Hirota (2019) e Eduardo Gauche (1961) partiram lá pelo meio da tabela. O torneio foi um suíço em 7 rodadas, com ritmo de jogo de 60 minutos com 30 segundos de incremento. E apesar dos problemas ocorridos com a organização do evento, tais como um torneio de blitz que não acabou no dia combinado, e condições um pouco precárias na estadia, o torneio transcorreu relativamente bem, e dois brasileiros tiveram destaque.

chilekaiser

Kaiser Mafra em ação!

Kaiser Mafra fez um torneio sólido, obteve quatro vitórias e três empates, liderando a primeira perna do torneio. Acabou a competição em 7º, e trouxe (+12) de volta pra casa, além de um punhado de pesos chilenos. Já Hirota, depois de um tropeço na segunda rodada, fez um escore impressionante de 5/5. Acabando a competição em 5º, e trazendo pro Brasil (+42.6) de elo internacional. O que seguramente compensou as noites mal dormidas no frio chileno.

hirota

Hirota, final de semana inspirado!

Já Eduardo Gauche fez um torneio discreto, duas derrotas no meio da competição atrapalharam seu desempenho, e no final ele acabou mantendo o rating (-0.4). Elana também fez um torneio discreto, e embora tenha tido um performance acima de seu rating, acabou perdendo um pouco de rating (-9.6).

chile4

Casal de enxadristas Elana e Kaiser desfrutaram da bela Santiago no Chile

Em tempo, mais um jogador com bandeira brasileira tomou parte do certame. Manuel Lizama Reveco (1899) reside no Chile, e defendeu as cores brasileiras no torneio. Fez também um torneio discreto, terminando no 77º lugar, com variação negativa de rating (-11.4).

chilepremio

Premiados no Chile. Dois brazucas!

Segue abaixo um vídeo do evento de 2014, para quem se interessar em tomar parte do evento de 2016, para o qual a organização já prometeu um incremento na premiação que deverá chegar a 10.000 dólares americanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: