Pular para o conteúdo

10 de fevereiro de 2015

SP OPEN: Carneiro absoluto no grupo A, Awoki no grupo B

por marcelopomar

O SP Open de xadrez, organizados pelos mestres Evandro Barbosa e Krikor Mekhitarian, no primeiro final de semana de fevereiro de 2015 em São Paulo foi um sucesso de público e organização.

O torneio foi pioneiro no Brasil, já em sua primeira edição, em dividir a competição em dois grupos, um abaixo de 2300, e outro abaixo de 2050. Como a ampla maioria dos jogadores brasileiros se encontram nessas faixas de rating, o torneio proporciona uma boa oportunidade de premiação para jogadores amadores ou semi-profissionais, embora não seja uma opção para os MI’s e GM’s.

spoopen6

Mestres Wagner, Madeira e Peixoto

Apesar dos preços das inscrições ligeiramente salgados para os padrões brasileiros (R$200,00), a organização apresentou além de uma premiação condizentes, relógios digitais para todas as mesas, tabuleiros de madeira, transmissão ao vivo via twitcam das primeiras mesas, enxurradas de fotos e entrevistas com os principais jogadores. Tudo isso é salutar e engrandece o nível do xadrez nacional.

spopen5

Martim de Haro e Vanessa Feliciano: final de semana difícil para ambos.

No Grupo B, para jogadores até 2050, a disputa foi super acirrada, e na ultima rodada pelo menos três jogadores disputavam diretamente o título, empatados com os mesmos 4,5/5. Eram eles Rendrex Lopes Pinto (2008) e Willian Bento França (2045), que jogaram entre si e empataram, e o Daniel Awoki, que venceu sua partida para terminar isolado com 5,5/6, e sagrar-se campeão do Grupo B.

rendrex-bento

Rendrex e Bento França disputaram o título na última rodada

No Grupo A, para jogadores até 2300, a lista contava com nada menos que 17 titulados, entre eles o veterano Mestre Internacional Edson Tsuboi (2251), e a jogadora número 1 do Brasil, a WMI Vanessa Feliciano (2284), número 2 da lista inicial. O torneio, no entanto, foi totalmente dominado pelo Candidato a Mestre Vitor Roberto Carneiro Castro (2296). O número 1 da listagem confirmou seu favoritismo, e venceu 5 das seis partidas jogadas, alcançando a excelente performance de 2615. Vitor somou (+36.6) e já poderá solicitar seu título de Mestre FIDE à federação internacional.

spopne7

Vitor Carneiro e Otto Dimitry pela terceira rodada, com transmissão ao vivo.

Sua postura diante do tabuleiro é louvável. Ela demonstra um grande apetite pelas vitórias, buscando sempre recursos para lutar por elas. E foi agraciado com o título de Campeão do SP Open 2015, e vaga para a Semifinal do Brasileiro absoluto desse ano.

cristobalvitor

Cristobal e Vitor: tablas lutadas.

Destaques ainda para a participação de Manuel Cristobal, MF argentino que ficou com o vice-campeonato no grupo A ao vencer na última rodada o CM Kaiser Luiz Mafra, em partida repleta de reviravoltas; e para os jovens Otto Garkauskas (2216) e Klaus Seiji Furucho (2157). Ambos derrotados apenas pelo campeão Vitor Carneiro.

No grupo B cabe destacar o boa participação da extrovertida Thauane Medeiros, que fez um torneio de 5.0/6, e terminou empatada no grupo de segundo ao sexto lugar, com performance de 2091, e vitória sobre a experiente WMF Suzana Chang na última rodada.

thauane

Thauane Medeiros terminou com 5.0/6 e (+35.2) de rating

Fotos: Krikor Mekhitarian e Joaquim de Deus

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: