Pular para o conteúdo

2 de fevereiro de 2015

Paranaense Absoluto expressa a força do xadrez do Paraná

por marcelopomar

Um grande torneio. Muito forte, e extremamente disputado. A final do campeonato paranaense absoluto de xadrez deu uma pequena mostra do força do xadrez do Paraná.

O torneio foi disputado em 8 rodadas, e como era aberto contou com a participação de 58 jogadores, de vários municípios. Entre eles, destaque para os seis Mestres Fides que tomaram parte no certame. Além dos mestres, perigosos enxadristas não titulados ilustravam a lista de jogadores.

rodrigues-murilo

MF Edgar Rodrigues voltou do brasileiro e não encontrou facilidade. Na partida da foto foi derrotado por Murilo Salustiano

O torneio também contou com o retorno de Ernani Choma aos trebelhos. Choma sempre foi um talentoso jogador, tido entre muitos como um possível futuro Grande Mestre do país. Infelizmente, num país em que o xadrez não é levado a sério como deveria, Choma é mais um talento que não seguiu carreira no esporte. Revê-lo numa lista de campeonato paranaense é um alento aos amantes de Caíssa.

parana144

E da mesma forma com não se desaprende a andar de bicicleta, Choma mostrou força e apesar de um torpeço na segunda rodada, diante de Ciro Cardoso Pimenta, Ernani chegou à oitava rodada dependendo apenas de si para sagrar-se novamente campeão paranaense de xadrez. Conduziu as brancas contra o MF Carlos Martins, de Paranavaí, precisando vencer. Esse ano, no entanto, não era dele, era de Martins, que segurou o empate e garantiu o título de Campeão Paranaense Absoluto de 2014. Martins fez 6.5/8, de maneira isolada, em performance de 2386.

martins-choma

Choma x Martins na partida decisiva

Na 6ª rodada, o campeão conquistou importante vitória sobre o nº 2 do torneio, MF Edgar Rodrigues.

Edgar Rodrigues (2338) x Carlos Martins (2193)

A confusão iniciada pelas brancas com a temática ruptura e3-e4 acabou tendo efeito reverso: foi o rei branco que, sem a ajuda do bispo de casas brancas, ficou mais exposto.

parana1

Pretas jogam

33…Bc5!
Os bispos pretos fatiam a posição enquanto as peças brancas cumprem função meramente defensiva. Já não é possível salvar a Tg1.

34.Cf4 Dh7 35.Ch3 Bg1 36.Tg1 De4!

parana00

Brancas jogam

As brancas tem problemas crônicos nas casas brancas e essa é a causa da sua paralisia.

37.b3 Tf8 38.bc4 bc4 39.c3 e5 40.Cg5 Df5 41.Ch3 Dh5 42.De3?!

parana2

Pretas jogam

42…Tf3! 43.Dc5 Bd7 (Xh3) 44.Dd5 Rh7 45.De4 Bf5 0-1

Destaque positivo também para o vice-campeonato de Victor Hugo Moreira Borges, de Campo Mourão. Victor fez 6.0/8, e teve melhor desempate que o bloco de jogadores que atingiu essa mesma pontuação, incluindo Choma e o MF Jomar Egoroff, de Maringá.

Pódio final

Pódio final do Paranaense 2014

O torneio foi realizado na tradicional sede do Clube de Xadrez de Curitiba, na capital paranaense, sob direção de Paulo Virgílio Rios Rodriguez, da FEXPAR, e arbitragem dos internacionais Pedro Caetano e Carlos Calleros.

Fotos: Clube de Xadrez de Curitiba

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: