Pular para o conteúdo

25 de janeiro de 2015

Rafael Leitão, heptacampeão brasileiro

por marcelopomar

Um número simbólico. O Grande Mestre Rafael Leitão atinge a marca de sete títulos nacionais, igualando-se a Souza Mendes e Giovanni Vescovi como maior vencedor do principal campeonato de xadrez do Brasil.

Rafael é um extraordinário lutador, e buscava esse recorde. Embora tenha chegado a 81º Final do Campeonato brasileiro de Xadrez na condição de favorito, precisaria brigar, no mínimo, com dois outros GM’s que estavam no páreo: El Debs e Mekhtarian. Rafael, no entanto, não encontrou grandes dificuldades, venceu 8 das 11 partidas, e apenas empatou na décima rodada para garantir o título com uma rodada de antecedência.

Trata-se da coroação de uma trajetória exemplar no xadrez brasileiro. Mesmo num esporte com poucas oportunidades, Rafael seguiu firme se mantendo no xadrez, diversificando seu ramo de atuação, consolidando sua condição de grande treinador on-line com a Academia Rafael Leitão de Xadrez, jogando, se mantendo no topo do xadrez nacional e conquistando títulos.

É de se esperar, por sua idade, que busque pelo menos mais uns dois ou três títulos nacionais, se consolidando de maneira isolada na condição de grande campeão nacional.

Vale destacar ainda a sólida participação do GM Felipe El Debs, que atingiu 9.0/11, ficando a meio ponto de Leitão, para quem teve sua única derrota no evento.

Captura de Tela 2015-01-26 às 00.36.16

Leitão 1 x 0 El Debs, 7ª rodada

Brancas jogam de maneira incisiva, explorando a posição exposta do rei negro no centro 19. Cxb5!

Link para as partidas. 

eldebsbr

El Debs teve sólida atuação, perdendo apenas para Leitão

Nakajo atinge norma de MI

O MF Matheus Nakajo também gozou de bom resultado no evento, atingindo 7/11, em uma performance de 2451, suficiente para garantir sua segunda norma de Mestre Internacional.

nakajobr

Nakajo caminha para o título de MI

Na última rodada Nakajo precisou derrotar de negras o MF Edgar Rodrigues, que tinhas chances iguais de atingir a norma, caso derrotasse Nakajo. Edgar também fez um bom torneio, terminando em 5º, com saldo de (+14,6) de Elo.

edgarbr

MF Edgar, boa atuação

O MF Francisco Cavalcanti também não tem do que reclamar, amealhou (+45.6) de rating. Já para Mario Fiaes, substituto convidado de última hora da CBX, o evento foi especialmente duro, com 11 derrotas em 11 partidas. Saldo positivo para a cobertura do evento, com comentários ao vivo. Negativo para a coincidência de datas com os grandes eventos internacionais ocorridos em Florianópolis.  

fotos: Facebook da Confederação Brasileira de Xadrez

Resultado final 

Captura de Tela 2015-01-26 às 00.58.58

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: