Pular para o conteúdo

21 de janeiro de 2015

Final do Brasileiro atinge a primeira metade com Leitão na liderança

por marcelopomar

Rafael Leitão despontou na liderança do 81º Campeonato Brasileiro de Xadrez após seis rodadas. Leitão, atual número um do Brasil desde março de 2012, chegou ao final da sexta rodada com cinco vitórias e um empate, cedido ao MF Edgar Rodrigues. O torneio ocorre em João Pessoa, na Paraíba, pelo segundo ano consecutivo.

folderbrasileiro81

Leitão busca seu sétimo título nacional, igualando os recordes de Souza Mendes e Giovanni Vescovi, maiores vencedores do principal torneio nacional. Seu principal concorrente nessa altura do campeonato é o GM Felipe El Debs, com meio ponto atrás.

GM El Debs, persegue de perto a Leitão

GM El Debs, persegue de perto a Leitão

Outro destaque positivo tem sido a atuação do MF Francisco de Assis Cavalcanti. Até a quinta rodada ele vinha com 3.0/5 e um performance de 2444, bastante acima de seu rating (2151). Na sexta rodada, no entanto, Assis sucumbiu à força do GM El Debs conduzindo brancas.

MF Cavalcanti

MF Francisco Cavalcanti, da Paraíba

Quem começou muito mal foi o GM Krikor Mekhitarian, que fez 0/2 nas duas primeiras rodadas, para depois faze um Sprint de 4/4, chegando a metade do torneio na terceira posição. Em sua rede social Krikor ironizou a situação: Aquele momento que você percebe como era feliz com 0 em 1”. Demonstrou grande força moral para sua recuperação, e ainda guarda chances de título, embora menores.

A CBX tem feito cobertura ao vivo do evento, com comentários do seu presidente, o GM Darcy Lima. Trata-se de um passo inédito e bastante interessante. O sistema de cobertura é live stream, e embora não seja possível visualizar com clareza os tabuleiros, os comentários são úteis, as análises com os vencedores ricas, e acima de tudo trata-se um avanço importante em termos de cobertura no xadrez brasileiro. Esperamos que a iniciativa venha para ficar.

GM Darcy Lima e Juliana Rizo

GM Darcy Lima e Juliana Rizo

O que causou estranhamento na composição da listagem final foi a decisão da CBX de não convocar os substitutos da semifinal 1, da região sul-sudeste, compondo a lista com jogadores na região nordeste. De qualquer maneira, a final está representativa, sobretudo pelos três GM’s que tomaram parte no certame.

Fotos: Facebook da Confederação Brasileira de Xadrez

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: