Pular para o conteúdo

8 de dezembro de 2014

Prata brasileira no WSCC

por danielmariani

O Campeonato Mundial de Xadrez Escolar encerrou no dia 4 de dezembro e coroou 12 campeões mundiais – nenhum brasileiro. O melhor resultado brasileiro veio com Ane Caroline Costa, que conquistou o vice-campeonato na categoria sub-15 feminino.

Apenas um ponto separou Ane do título do campeã mundial – sua algoz na 5ª rodada, Afifa Faruq (1629), concedeu apenas dois empates e ficou à frente da brasileira, com 8 pontos.

DSCF5923

Ane foi a melhor brasileira na competição

Outras meninas protagonizaram os destaques brasileiros: na categoria sub 17 feminino, Rebecca Lot conquistou 6 pontos e ficou com o 3º lugar enquanto Gabriela Feller ficou com o 4ª lugar na sub 11 feminino, com 6.5/9, e Fernanda Balbys com a 7ª colocação na sub 13 feminino, com 6.0/9. Entre os garotos, Guilherme de Borba ficou com a 4ª colocação do sub 13 ao coletar 6.5 pontos. Vale notar que os destaques mencionados são todos federados por Santa Catarina.

DSCF5947

Os principais destaques foram protagonizados pelas meninas

Além da experiência adquirida pelos enxadristas brasileiros, o torneio também proporcionou ao xadrez nacional importante espaço na mídia convencional, sendo exibido no Globo Esporte local, e no Tá na Área, da SporTV.

Embora os participantes tenham desfrutado de uma excelente organização e local de jogos, foi notável a abstenção dos campeões brasileiros, Marcos Sakada e Ramyres Coelho, e lamentável a baixa adesão a um torneio que saiu pela primeira vez da Europa. O evento contou com 24 bandeiras (17 a menos que a edição de 2013, na Grécia) e o alto custo do torneio (somente inscrição e taxas beirando os R$ 400,00 mais 10 dias de hospedagem) possivelmente inviabilizou a participação de brasileiros que tiveram a rara – quiçá única – chance de jogar um mundial.

DSCF5951

Brasileiros foram maioria no evento, mas poderiam ser muito mais

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: