Pular para o conteúdo

22 de novembro de 2014

Última rodada dos JASC: eletrizante!

por danielmariani

A rodada final dos JASC é pura emoção: no feminino, as líderes Itajaí e Concórdia chegam à última rodada com o mesmo número de pontos enquanto no masculino as quatro grandes jogam uma dança das cadeiras para ver quem fica no pódio.

Após a 4ª rodada, 4 equipes tinham condições de chegar ao título do feminino (Rio do Sul, Concórdia, Itajaí e Florianópolis). A 5ª rodada veio como um divisor de águas: Florianópolis, que vinha de derrota contra Concórdia, perdeu para Itajaí por 3-1 (apenas a WMF Julia Alboredo pontuou) enquanto Concórdia registrou vitória acachapante sobre Rio do Sul (3.5-0.5) e escanteou a equipe de Vanessa Feliciano.

DSCF5489

Terao, Alaize e Larissa defendendo Concórdia

A 6ª rodada viu Itajaí vencer Blumenau pelo esmagador placar de 3.5-0.5, com destaque para a atuação de Thauane Medeiros – que venceu pela 6ª vez na competição. Parecia que a equipe da casa chegaria à última rodada com boa margem sobre Concórdia, mas a equipe de Juliana Terao não fez por menos e venceu Jaraguá do Sul pelo mesmo placar.

DSCF5477

Thauane de Medeiros: 6.0/6

Hoje Concórdia enfrenta Blumenau na mesa 1 e Itajaí enfrenta Joinville. As duas equipes tem 18.5 e disputam lance a lance, nos 4 tabuleiros, cada meio ponto que pode definir a campeã na última rodada.

DSCF5484

Apesar do forte line-up, Rio do Sul tem poucas chances de título

No masculino a tensão também é grande. As quatro grandes equipes se distanciam por apenas 1 ponto e, diferente dos últimos anos, qualquer uma pode ser campeã.

DSCF5552

GMs Gilberto Milos e Everaldo Matsuura na linha de frente da capital

Apesar de começar mal (derrota contra Rio do Sul na 2ª rodada e vitória pela margem mínima contra Balneário Camboriú na 3ª), Florianópolis se recuperou com um 4-0 sobre Bom Retiro e se juntou aos líderes após vencer Itajaí com um convincente 3-1. Na sequência, contra Joinville, o GM Gilberto Milos foi o herói do time ao vencer o nº 1 do Brasil e equilibrar o placar.

Gilberto Milos (2589) x Rafael Leitão (2636)

milos1

Brancas jogam

Em uma posição similar a uma siciliana com cores invertidas, Milos opta por um sacrifício de peão baseado na abertura de linhas.

19.b4!? ab4 20.ab4 Db4 21.Ba3 Db3 22.Db3 Bb3 23.Cf3 Cb6

milos2

Brancas jogam

24.Tc6!
Típico sacrifício de qualidade – que neste caso será recompensado rapidamente.

24…bc6 25.Ce5 Ta8
Não há como salvar a torre em f7: se 25…Tf6 26.Be7.

26.Cf7 Rf7 27.Bb2
Após a troca das torres, o par de bispos e a estrutura de peões oferece às brancas um final superior, posteriormente convertido por Milos.

DSCF5556

Apesar da derrota do MF Quintiliano frente ao MF Fred Matsuura, Florianópolis conseguiu o empate no match

Joinville teve trajetória mais estável: com excelente performance do GM Rafael Leitão (que só largou ponto para o GM Milos), a equipe do Norte do estado empatou com as outras grandes e na última rodada enfrenta Imbituba com boas perspectivas de um placar favorável.

DSCF5517

Joinville fez o dever de casa e não perdeu para nenhuma rival

Rafael Leitão (2636) x Renan Levy (2305)

leitos

Brancas jogam

35.Be5!
E não há defesa satisfatória contra a ameaça em g7.
Se 35…Bf6 então 36.Bf6 gf6 27.e7! e h6 colapsa.

Assim como a equipe da capital, Joinville tem 16.5 pontos – 1 ponto atrás da líder, Itajaí. A equipe da cidade sede vem de vitória sobre Lages (4-0) e na última rodada precisa vencer Blumenau, do MF Renan Levy e do GM Darcy Lima.

DSCF5495

Itajaí lidera mas tem um confronto duro na última rodada

Rio do Sul, que liderava isolada após a 3ª rodada, perdeu terreno com a derrota para Itajaí na 4ª mas se manteve entre as líderes ao empatar com Joinville na 5ª e vencer Blumenau (2.5-1.5) na 6ª. A equipe do técnico das olímpicas brasileiras, MF Álvaro Aranha, tem 17 pontos e enfrenta Balneário Camboriú na última rodada.

DSCF5492

Rio do Sul precisa vencer e torcer para Blumenau contra Itajaí

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: