Pular para o conteúdo

2 de novembro de 2014

Everaldo Matsuura conquista vaga na Final do 81º Brasileiro de Xadrez

por marcelopomar

Não houve surpresa na semifinal 1, das regiões sul, sudeste e centro-oeste do 81º Campeonato Brasileiro de Xadrez. Pelo menos não em relação aos dois primeiros postos. O GM Everaldo Matsuura (2496), confirmou a ótima fase e faturou o primeiro prêmio e vaga para Final, com 6,0/7 e performance de 2632! O MI Evandro Barbosa (2449), segundo da lista inicial assegurou o segundo posto e vaga, ao fazer isoladamente 5,5/7, empatando sua partida direta contra Everaldo.

GM Everaldo Matsuura

GM Everaldo Matsuura

Everaldo vinha de uma sólida atuação no Continental, onde obteve 8,0/11, de maneira invicta, alcançando o 9º lugar. Está novamente próximo do seu melhor rating (2511 – 01/10/2007), já que soma mais (+10.3) dessa semifinal.Nessa semifinal veio compartilhando a liderança primeiro com Edgar Rodrigues (2303), depois com Evandro Barbosa e assim chegaram a última rodada. No entanto, na decisiva, Evandro empatou e Matsuura venceu o MF Renato Quintiliano (2383), lhe tirando a oportunidade de jogar a Final. Renato já havia batido na trave ano passado, ficando de fora no torneio de desempate, jogado em partidas rápidas.

Surpresa negativa foi a ausência na final do MI Roberto Molina (2417), que fez um torneio irregular ao chegar aos 4,5/7, perdendo para os MF’s Edgar Rodrigues (2303) Mateus Nakajo (2369). Ambos, a propósito, asseguraram as vagas 3 e 4, respectivamente, da final do brasileiro. Molina ficou em quinto, e tem a primeira suplência.

MF Edgar Rodrigues (2303)

MF Edgar Rodrigues (2303)

O título de MF recém concedido a Edgar parece que fez bem ao seu jogo. Liderou junto com Everaldo e Evandro a rodada 3, 4 e depois liderou sozinho ao final da quinta. Perdeu a chance de vencer o torneio na derrota para Evandro, mas somou (+34.6), numa performance de 2483. Um terceiro lugar para se orgulhar.

MF Mateus Nakajo de Mendonça (2369)

MF Mateus Nakajo de Mendonça (2369)

Nakajo conquista sua terceira Final de Brasileiro seguida. Mas não jogou a do ano passado, abrindo mão em razão dos estudos. Resta saber se esse ano ele faz sua reestreia no torneio mais importante do Brasil. Em 2011, em Montenegro (RS) ele conseguiu um também honroso terceiro lugar.

Confira os resultados.

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: