Pular para o conteúdo

28 de outubro de 2014

Blitz e rápido no Continental das Américas

por danielmariani

Com a oficialização dos ratings de xadrez relâmpago e rápido pela FIDE desde 2013, estão sendo cada vez mais frequentes os eventos de grande porte que incluem essas modalidades na sua programação. No Continental 2014 não poderia ser diferente. Apesar da baixa adesão entre os jogadores tops, os eventos foram interessantes e proporcionaram a movimentação do rating e a indicação dos novos campeões continentais em cada categoria.

Rápido

O Torneio de Rápidas do IX Continental das Américas aconteceu no dia 24 de outubro, antes na nona rodada do torneio clássico. Reuniu 43 jogadores, entre paraguaios, peruanos, colombianos e brasileiros. O ritmo de jogo foi de 10 minutos com 05 segundos de incremento desde o primeiro lance, e a competição ocorreu em seis rodadas.

Talvez o fato do evento ter sido realizado numa reta final do torneio principal, o clássico, tenha sido um motivador para baixa adesão. Ainda assim a lista contou com nomes de peso como o trio olímpico paraguaio Neuris Delgado (2662), Axel Bachmann (2645) e José Fernando Cubas (2474), além das jovens promessas peruanas o GM Christian Cruz (2521) e o MF Renato Terry (2454). Entre os brasileiros os principais nomes eram do MF César Umetsubo, que possui um alto rating de rápido (2407), e o MI Roberto Junior Britto Molina (2348).

metsubo

César Umetsubo, campeão brasileiro de rápido

Umetsubo fez jus a sua força nessa modalidade, e fez um torneio bom, disputando o título até a quinta rodada, quando perdeu para o GM Axel Bachmann. Era o terceiro GM paraguaio no caminho de Umetsubo, que já havia vencido Neuris Delgado e empatado com José Cubas. César terminou o torneio em 5º lugar, com 4,5/6, performance de 2486, e +20 de ELO para casa. Mas o melhor brasileiro foi o MI Roberto Molina. Molina chegou aos 5,0/6 fazendo um torneio por baixo, após perder na terceiro rodada para o carrasco brasileiro no torneio Axel Bachmann. Depois venceu todas as partidas, enfrentando jogadores de rating inferior. Ainda assim alcançou uma performance de 2444, o que lhe rendeu +16.4 de ELO, e o terceiro lugar geral.

molinagranda

Julio Granda e Roberto Molina

O título ficou com o surpreendente MF peruano Renato Terry, de 22 anos. Terry fez 5.5/6 cedendo empate apenas para Bachmann. Sua performance de 2667 e a vitória sobre seu compatriota GM Cruz asseguraram a ele o título de Campeão Continental de Xadrez Rápido 2014.

renato-terry

Renato Terry, o MF de 2454

Blitz

O torneio de Blitz foi realizado em três etapas, sendo duas classificatórias, e uma final, com dez jogadores, com ritimo de jogo de 3 minutos com 2 segundo de incremento (3’+2”). A primeira foi realizada no dia 20 de outubro, e contou com 21 jogadores, mas nenhum GM. O pré-ranqueado 1 foi o peruano Renato Terry, mas o vencedor da etapa foi o recém coroado campeão mundial sub16, o argentino Alan Pichot. Classificaram-se ainda, pela ordem, Roberto Molina, e os MI’s Guiseppe Leiva (Perú) e Joshua Ruiz (Colombia).

A segunda classificatória foi bem mais forte, embora não tenha contado com muitos jogadores a mais. Foram 25. No entanto, com três GM’s (Delgado, Bachmann e Cruz), a WGM peruana Deyse Cori, além de outros sete jogadores titulados. Entre os classificados nessa etapa predominaram os peruanos, que emplacaram três entre os cinco: Christian Cruz, vencedor da etapa, Deyse Cori e José Martinez. Classificaram-se ainda o paraguaio Bachmann e o argentino Pablo Ismael Costa. O GM Neuris Delgado ficou em sexta, e perdeu a chance disputar a final.

Na final, embora recheada de peruanos (cinco entre dez), o GM Axel Bachmann foi dominante e fez 7.5/9, perdendo apenas para o único brasileiro na disputa, o MI Roberto Molina (5º com 5/9). Bachmann assim sagrou-se Campeão Continental de Xadrez Blitz 2014.

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: