Pular para o conteúdo

27 de outubro de 2014

Julio Granda, gigante Continental!

por marcelopomar

Julio Granda Zuniga é sem sombras de dúvidas uma lenda do xadrez sul-americano. Presença constante na lista dos cem melhores do mundo, o experiente GM peruano demonstrou novamente toda sua maestria, e conquistou um inédito tri-campeonato no torneio mais forte das Américas, inscrevendo definitivamente seu nome entre os melhores do Xadrez.

Foi dramático. Ele correu à margem da primeira mesa. Cedeu cinco empates ao longo do torneio, e foi quase coadjuvante ao longo das rodadas. O líder ao longo do torneio foi Alexander Shabalov. Todos os holofotes estavam no americano. Mas nas últimas rodadas alguns jogadores foram se acercando. E eis que ao final das 11 rodadas, seis jogadores apareceram com 8.5/11.

Além de Granda e Shabalov, outro GM americano Samuel Shankland, o brasileiro GM Rafael Leitão, o cubano GM Isan Reinaldo Ortiz Suarez e a jovem revelação argentina MI Alan Pichot, se alçaram a liderança, se aproveitando da série de empates de Shabalov (cinco, nas últimas seis rodadas).

Pelos critérios de desempate, no entanto, Julio Granda foi declarado campeão Continental 2014. Seu terceiro título seguido na principal competição das Américas. O vice-campeonato ficou com Shankland, e o terceiro lugar com Shabalov.

GM Sam Shankland

GM Sam Shankland

Porém ainda havia espaço para emoção. O regulamento apontava que para definição das quatro vagas para a Copa do Mundo de 2015, havendo empate em número de pontos entre mais de quatro competidores, seria necessária a realização de um desempate em partidas rápidas, com ritmo de 15’+10”.

Tie-brake Copa do Mundo 2015

Tie-brake Copa do Mundo 2015

Copa do Mundo.  

Nesse desempate prevaleceram os jogadores de maior rating. Ortiz alcançou 3,5/5, de maneira invicta. Granda e Leitão fizeram 3,0/5, tendo Granda vencido Leitão. E Shankland agarrou a última vaga com 2,5/5. Alan Pichot e Shabalov, que liderou todo torneio, ficaram de fora da Copa do Mundo de 2015.

Ortiz Suarez, Cuba

Ortiz Suarez, Cuba

Resultado Final

Tie-Brake 

* credito da foto tie-brake (Rafeel Leitão, facebook)

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: