Pular para o conteúdo

20 de outubro de 2014

Continental das Américas, no topo do Xadrez!

por marcelopomar

O Continental das Américas da FIDE é o principal torneio de xadrez do continente americano. Não só porque reúne em um mesmo evento muitos do principais astros do xadrez nas Américas do Sul, Norte e Central, mas também porque distribui quatro (04) cobiçadas vagas para a Copa do Mundo de Xadrez. Além disso, é um torneio em 11 rodadas, com uma premiação em dinheiro de $ 20.000,00 (vinte mil dólares). Esses são atributos que fazem deste um evento de grande magnitude, esse ano a ser realizado na paradisíaca Praia de Pipa, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Lazaro Bruzon

Lazaro Bruzon, (2679), Cuba.

Entre a constelação de astros da listagem inicial, destaque para os oito jogadores acima dos 2600 de Elo FIDE. A começar pela estrela cubana Lázaro Bruzon (2679), que tem tudo para assegurar uma das vagas, desde que consiga manter o foco exclusivamente no xadrez.

O segundo da lista é o lendário Julio Granda Zuniga (2674), do Perú. Granda é seguramente o mais experiente e internacionalmente famoso jogador desse certame.Com vitórias expressivas na carreira, nem os seus 47 anos devem comprometer seu desempenho.

JulioGranda_2013

Julio Granda Zuniga (2674), Peru.

images

Axel Bachmann (2645), Paraguai.

O terceiro da lista é a estrela ascendente do Paraguai, Axel Bachmann (2645). Axel vem de excelentes torneios na sua turnê européia e asiática, que refletiram uma subida sólida no seu rating internacional. É uma promessa do xadrez sul-americano, e certamente um dos favoritos ao título.

Finalmente o quarto da lista é o atual número 1 do Brasil, anfitrião do evento, Rafael Duailibe Leitão (2636). Rafael vem de um desempenho irregular na Olimpíada de Tromso, na Noruega, mas tem se mantido em relativa atividade, e é um jogador extremamente conceitual e sólido.

Rafael Leitão (2636), Brasil.

Rafael Leitão (2636), Brasil.

Apostar num vencedor nesse grupo é uma loteria. Todos tem condições de ganhar o evento, inclusive algum dos jogadores do patamar logo abaixo (2500). Entre eles o fortíssimo argentino Ruben Felgaer (2577), o norte-americano Gregory Kaidanov (2569) e o brasileiro Krikor Mekhtarian (2558). As vagas para Copa do Mundo estão igualmente abertas, embora muito provavelmente a maioria delas (3/4) deve ficar no grupo de 2600.

Registra-se ainda a participação do atual campeão mundial sub16, o argentino MI Alan Pichot. Seu recente título mundial conquistado na Índia, orgulha toda América do Sul, e certamente, por sua idade e desempenho, é possível esperar uma boa performance dessa jovem estrela.

Alan Pichot (2473), Campeão Mundial sub16, Argentina.

Alan Pichot (2473), Campeão Mundial sub16, Argentina.

O Evento ocorrerá de 18 a 26 de outubro, no Hotel Pipa Atlântico, na Praia de Pipa (RN). Inclui ainda um torneio de Blitz e outro de Rápido, para definir os respectivos campeões continentais nessas modalidades.

1ª Rodada:

Ana Rothebarth surpreende!

Ana Vitoria de Paula Rothebhart (2042), Brasil.

Ana Vitoria de Paula Rothebarth (2042), Brasil.

A cuiabana atual número 3 do país, arrancou um empate contra nada menos que Gregory Kaidanov (2569), GM norte-americano número 10 do evento. Ana jogou uma Ruy Lopez conduzindo as brancas, e numa partida sem muitas aventuras, jogou de maneira solida e consistente, assegurando o empate!

rothebhart-kaidanov 2014

44…. Rb7, e aqui as pretas conduzidas por Kaidanov já não tem mais como progredir.

Rothebarth – Kaidanov 2014 

Outro resultado surpreendente ocorreu no tabuleiro 11, onde o chileno Varas Rodrigo Magas (2043), jogando de pretas, arrancou empate do GM Mekhtarian.

Nota triste para o número de wo’s, em especial do top peruano GM Emílio Cordova (2624), que não jogará o torneio.

2ª Rodada:

Mais surpresas.

Na segunda rodada as surpresas vieram das mesas 32 e 33. O MF brasileiro Eduardo Maia (2118) e José Aurellio Abdalla (2100) venceram em boas partidas seus adversários, com cerca de 250 pontos de rating à sua frente. Respectivamente o MI colombiano Oscar Castro (2359) e o MF César Umetsubo (2355), terceiro lugar no Brasileiro absoluto 2013. Abdalla venceu num belo e decisivo golpe tático no lance 28. Cf7!, conduzindo as brancas contra uma Siciliana.

bidala

28.Cf7! e as pretas abandonam – se 28…Rf7 29.Tc7 e mate

Oscar Castro – Eduardo Maia 2014

José Abdalla – Cesar Umetsubo 2014 

Nas vinte primeiras mesas, apesar dos confrontos mais duros, os favoritos se impuseram em todas as mesas, à exceção do GM paraguaio José Cubas (2474), que de brancas foi derrotado pelo MF brasileiro Francisco de Assis Cavalcanti (2186).

3ª rodada duríssima nas primeiras mesas!

Na terceira rodadas os confrontos mais parelhos começaram a ocorrer nas primeiras mesas, o que produziu um número considerável de tablas. Bruzon cedeu empate de brancas para o MF peruano José Eduardo Martinez Alcantara (2440), numa partida interessante, em que a posição branca era muito promissora no meio jogo. Já Granda Zuniga foi perpetuado pelo argentino MF Kevin Pavetto (2426), em bela partida de ataque. Na mesa 4, Rafael Leitão, também de pretas, empatou em 20 lances com a talentosa WGM peruana Deysi Cori (2411), numa partida sem muitas emoções.

Partidas da terceira: 

4ª rodada terá fortes confrontos!

Entre o grupo de líderes, destacamos as partidas da mesa 1 entre os GM’s Alexander Shabalov (2499), dos EUA, contra Axel Bachman (2645); entre o GM cubano naturalizado paraguaio Neuris Delgado (2607) e o MI Alan Pichot (2473); e o clássico entre brasileiros MI Evandro Amorim Barbosa (2449) e GM Felipe de Cresce El Debs (2514).

panv3

Ficamos aguardando ansiosos o desfecho das próximas rodadas, lamentando a ausência de uma cobertura mais profissional, com muitas fotos, transmissão ao vivo dos primeiros tabuleiros, streaming, e quem sabe até comentários, como os grandes eventos da Europa.

Link para Resultados 

Site oficial do evento

Anúncios
Leia mais de Elite Mundial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: