Pular para o conteúdo

18 de outubro de 2014

Xadrez escolar na capital catarinense

por danielmariani

No sábado de 11 de outubro o Clube de Xadrez de Florianópolis realizou a 4ª e última etapa do Circuito de Xadrez Escolar da cidade. Ao todo 74 alunos de instituições de ensino da Grande Florianópolis participaram do evento no SESC Prainha.

O ciclo de torneios que congrega os escolares da capital e região retornou em 2014 anos teve 4 etapas ao longo do ano. Inativo desde 2006, o circuito constitui um importante recurso para construção do xadrez de base local. Dividido em 4 categorias (sub 8, sub 11, sub 14 e sub 17), uma média de 101 alunos das instituições de ensino da região participaram de cada etapa.

DSCF5300

Presente em todas as etapas com grande contingente de alunos, o Educandário Imaculada Conceição ganhou a competição por escolas com grande vantagem para o segundo colocado, o Colégio Catarinense.

Untitled-2

Ricardo Cezar e o campeão Marcos Marques Jr. – Ricardo foi o vice-campeão da etapa e do circuito

No geral, duas das quatro categorias do circuito foram vencidas por alunos do EIC. No sub 14, Marcus Marques Jr. confirmou o 1º lugar no circuito após vencer mais esta etapa – havia vencido a anterior e sido vice-campeão nas duas etapas anteriores. No sub-08, a disputa pelo título envolvia 4 alunos do EIC. Arthur Quezado, até então líder, foi ultrapassado em 1 ponto por Matheus Remor, que venceu a última etapa com impecáveis 7/7.

No sub-17, João Vítor Fuck venceu sua 3ª etapa no ano e com isto conquistou também o circuito. Único representante do Colégio Energia, João ficou 2 pontos à frente de Alexandre Taniguchi, do EIC, que esteve entre os 3 primeiros em todas as etapas.

10716227_10152813713604171_658550757_n

Alexandre Taniguchi e João Vitor Fuck

A categoria sub-08 teve um empate entre Juan Maria Mafra, do Instituto Estadual de Educação, e Gabriela Brasil Novello, do EIC. Ambos somaram 22 pontos ao longo do ano e devem fazer um confronto de desempate para decidir o título. A batalha deve se realizar no dia 1 de novembro, durante os JESF (Jogos Escolares de Florianópolis).

O troféu do circuito ficará em posse da escola campeão até o ano que vem, quando volta a ser disputado e pode passar de mãos ao final da disputa.

Untitled-4

Os premiados na categoria sub-08…

Untitled-3

…e na sub-11.

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: