Pular para o conteúdo

4 de outubro de 2014

Congresso de xadrez feminino – um modelo para o Brasil?

por danielmariani

Entre 5 e 7 de setembro foi realizado em Kassel, Alemanha, o 3º Congresso de Xadrez Feminino, onde foram debatidos a situação e projetos relacionados ao xadrez feminino da Alemanha e Áustria. Melahnie Ohme relata como foi o encontro – uma iniciativa que pode ser reproduzida positivamente em países como o Brasil.

“As meninas querem pensar!” essa foi a primeira resposta à pergunta inicial feita no 3º Congresso de Xadrez Feminino da Alemanha, “Por que o xadrez é um esporte também apropriado às meninas?”. A reação espontânea: murmúrios em aprovação. E mais, no xadrez as meninas tem a oportunidade de romper as típicas barreiras dos papéis homem-mulher e triunfar em um campo dominado por homens. O xadrez ajuda a aumentar a confiança das meninas em si mesmas.

Outros aspectos mencionados foram o ambiente de clube, o sentimento de trabalhar em equipe e a possibilidade de fazer novas amizades. E, naturalmente, o xadrez em si é algo fascinante, intrigante e uma ocupação com múltiplas facetas.

Ao término do congresso todos estavam de acordo: o xadrez é um grande esporte! Não somente para os meninos mas também para as meninas.

Image42

Qual é, então, a razão pela qual tão poucas meninas jogam xadrez? Como se poderia aumentar a quantidade de jogadores? Essas foram as questões lançadas aos 34 participantes do congresso em Kassel. No sábado pela manhã, os participantes escolheram entre os temas “gênero e psicologia” ou “gênero e matemática”.

Na parte relacionada à psicologia, o grupo de Ekaterina Jussupow resumiu os modelos de conduta que existem no xadrez e os efeitos qe tem sobre as jogadoras. Já Kasrten Bertram discorreu sobre as diferenças de gênero nos campos da matemática e da física. As conclusões que brotaram brindaram valiosos resultados no sentido de buscar soluções para promover o xadrez feminino.

Image50

Melanie Ohme

Em seguida, foi feito um debate aberto entre Sonja Klotz, que faz parte da direção da Juventude Alemã de Xadrez, e a relatora oficial para prevenção e repressão da violência entre os gêneros, Ekaterina Jussupow. Foi debatida a melhor maneira de abordar os possíveis casos de suspeição e as vantagens e desvantagens de um protocolo de conduta para treinadores.

Após o almoço, foram debatidos os temas “Cross Media Marketing”, “Treinamento de meninas em grupos mistos” e “Como motivar as meninas?”. Andrea Schmidbauer contribuiu ao congresso não apenas com seu grande conhecimento em marketing e relações públicas, mas também com sua experiência como representante das mulheres e crianças na Federação Austríaca de Xadrez e a na problemática dos gêneros dos esportes. Burkhard Starke comentou sobre suas experiências com grupos de treinamento com meninos e meninas em escolas, clubes e no alto rendimento. E eu, Melanie Ohme, falei sobre os aspectos teóricos e práticos da motivação das meninas.

À tarde os participantes se reuniram em uma “feira de possibilidades”, onde os diversos clubes representados puderam apresentar seus projetos para o xadrez feminino juvenil. Esteve presente Patrice Berger, da França, para contar as atividades de seu clube neste sentido.

No domingo Andrea Schmidbauer falou sobre a situação e os projetos na Áustria. Há pouco tempo foi criada na Áustria uma liga feminina da qual Andrea é fundadora e coordenadora.

Houve também uma reunião com as representantes do xadrez feminino de diferentes países, ainda que neste caso não houveram muitos.

Image43

No final do Congresso, foram apresentados os projetos atuais da Juventude Alemã de Xadrez relacionados ao xadrez juvenil feminino. Cabe destacar, sobretudo, o projeto para formar treinadoras, o “diploma de xadrez para meninas” e as semanas com ações para fomentar o xadrez feminino juvenil que ocorrerão no ano que vem pela primeira vez.

Enfim os participantes puderam oferecer seus pontos de vista sobre o congresso, que foram unanimemente positivos.

Eu também gostei muito e aguardo o convite para o ano que vem.

Fonte: Chessbase.com

Anúncios
Leia mais de Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: