Pular para o conteúdo

2 de outubro de 2014

Lista da Fide de Outubro traz algumas novidades

por marcelopomar

O Brasil manteve sua posição de 35º na lista internacional. Imediatamente atrás do Perú (34º), e seis posições atrás da Argentina (29º), a melhor sul-americana. Na briga pelo topo do xadrez brasileiro Rafael Leitão segue impávido. Julia Alboredo entre as mulheres teve ascensão meteórica.

Mesmo tendo um desempenho abaixo da expectativa na Olimpiada de Tromso, na Noruega, em fins de agosto, Rafael manteve uma distância considerável do segundo colocado na lista de jogadores ativos do Brasil. Rafael tem 2636, e está agora a 24 pontos do recorde absoluto de rating brasileiro, atingindo por Geovani Vescovi em 01/01/2010, com 2660.

leitao-joinville

Leitão em recente visita à Joinivlle

O segundo colocado é o GM mais ativo do Brasil. Alexandr Fier, que jogou no mês de setembro nada menos que 19 partidas internacionais, uma assustadora média de uma partida a cada 36h! Ainda assim Fier vêm mantendo sua força sempre em torno dos dois mil e quinhentos alto, longe do seu recorde de 2653, publicado na listagem de 01 de novembro de 2009.

Nessa listagem de outubro de 2014, Fier aparece com 2589, e divide a segunda colocação com o lendário Gilberto Milos, capitão da equipe Olímpica em Tromso, que tem os mesmo 2589.

fier 1

Alexandr Fier, bastante atividade

Registra-se ainda o crescimento do GM Everaldo Matsuura, que foi a 2486 e subiu para sexta colocação na lista de ativos.

Feminino

Entre as mulheres o Brasil ocupa a 51º posição. A WMI Vanessa Feliciano (2252), que retomou a liderança da lista nacional em julho, agora abriu uma pequena vantagem sobre a segunda colocada Juliana Sayumi Terao (2229). O rating de Juliana é o maior de sua carreira, e a sequência de publicações acima de 2200 mostram que ela veio para superar essa barreira definitivamente. A dupla é destacadamente a de mais fortes jogadoras do Brasil, bem à frente da terceira da lista que é a cuiabana Ana Vitória de Paula Rothebarth (2042).

Destaque para ascensão meteórica da mais nova WMF brasileira, Julia Alboredo, que jogou 14 partidas no período, e ganhou 108 pontos de rating, subindo para 1993, e o sétimo lugar entre as melhores jogadoras do Brasil na atividade.

julia-vanessa

Vanessa Feliciano e Julia Alboredo, 1 e 7 do Brasil.

Internacional

No cenário internacional a grande novidade é o rating histórico atingido pelo jovem Fabiano Caruana (2844), que se tornou uma ameaça real, pelo menos do ponto de vista do rating, para o campeão Magnus Carlsen (2863). O Bulgaro Vaselin Topalov, ex-campeão mundial também teve um crescimento importante, chegando à simbólica marca de 2800. Os três são os únicos acima dessa barreira, já que o Armeno Levon Aronian pedeu pontos e aparece em quinto da lista, com 2793.

caruana

Italiano Fabiano Caruana atinge a histórica marca de 2844 Elo

Listagem

Anúncios
Leia mais de Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: