Aberto do Brasil agita Juazeiro do Norte

Aconteceu no final de semana de 19 a 21 de setembro de 2014, na famosa Juazeiro do Norte no estado do Ceará, a nona edição do Memorial Aderson Borges de Carvalho, que valeu pelo circuito de torneios Aberto do Brasil, que dá vagas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, região 2 (Norte e Nordeste).
A lista inicial contou com 39 inscritos, entre eles dois Mestres Internacionais – o argentino Leandro Perdomo (2414) e Maximo Iack Macedo (2353) -, e dois Mestres FIDE – Iung Alicio de Pinheiro (2338) e o lendário Luismar Britto (2285) – além de outros nomes fortes do xadrez do nordeste.
O torneio foi realizado em seis rodadas, e o primeiro posto não teve surpresas, quedando com o número um do torneio, Leandro Perdomo. Porém o destaque foi o jovem Dawton Almino Lemos (2094), que venceu os dois MF’s da competição para atingir uma performance de 2279 e 5 pontos em 6 possíveis, amealhando nada menos do que +82 de rating internacional e vaga na Semifinal do Brasileiro.
Na terceira posição ficou Iung Alicio de Pinheiro, que junto com Daniel Madson de Medeiros Amorim (2175) e o MI Maximo Iack perfizeram o grupo de jogadores com 4.5/6.