GMs ficam para trás em Brasília

Entre os dias 19 e 21 de setembro foi realizado em Brasília o Aberto do Brasil TerraViva, que distribuiu R$ 8.000,00 em prêmios. Apesar dos 3 GMs entre os 61 participantes, os protagonistas do torneio foram os MIs Evandro Barbosa e Luis Paulo Supi.
A premiação alta reuniu em Brasília alguns dos melhores jogadores do país. Os GMs Krikor Mekhitarian (2568), Felipe El Debs (2522) e Everaldo Matsuura (2477) encabeçaram a lista inicial do torneio.
Os favoritos, no entanto, tiveram alguns percalços pelo caminho. Já na 2ª rodada Krikor escapou com um empate contra Tiago Abrantes (2131) e na 3ª Everaldo não conseguiu passar por Lincoln Lucena. Na 4ª rodada, Evandro Barbosa (2439) liderava isolado com 4 pontos, seguido por um pelotão com 3.5, quando veio a 5ª e decisiva rodada: Evandro empatou com Krikor, Luis Supi (2357) empatou com Matsuura e El Debs, que havia empatado com Supi na rodada anterior, perdeu para o destaque local Lucas Aguiar (2255).
“Abertos do Brasil são as provas mais democráticas do nobre esporte da mente, pois as mesmas reúnem a nata do xadrez brasileiro com jogadores de todos os níveis e idades. É uma festa na qual se misturam a constelação dos titulados com o fervor dos “capivaras” ávidos por se provarem. Nesse tipo de torneio somos capazes de fazer amizades para o resto da vida, e isso não tem preço.”
– Leonardo Morais de Paula para a FBX
Com a vitória, Lucas foi a 4.5 e disputou o título com Evandro na última rodada. Nas mesas 2, 3 e 4, Supi, Everaldo e Krikor saíram vencedores e terminaram empatados com 5 pontos.
Em um lapso, Lucas jogou 17…Ced7?? e abandonou após 18.Cf7! – o xeque em b3 ao final da variante ganha material.
Assim, Evandro foi o campeão do torneio, com 5.5 pontos em 6 possíveis enquanto Supi superou os GMs no desempate e ficou com a segunda Colocação.