Pular para o conteúdo

25 de setembro de 2014

GMs ficam para trás em Brasília

por danielmariani

Entre os dias 19 e 21 de setembro foi realizado em Brasília o Aberto do Brasil TerraViva, que distribuiu R$ 8.000,00 em prêmios. Apesar dos 3 GMs entre os 61 participantes, os protagonistas do torneio foram os MIs Evandro Barbosa e Luis Paulo Supi.

A premiação alta reuniu em Brasília alguns dos melhores jogadores do país. Os GMs Krikor Mekhitarian (2568), Felipe El Debs (2522) e Everaldo Matsuura (2477) encabeçaram a lista inicial do torneio.

Os favoritos, no entanto, tiveram alguns percalços pelo caminho. Já na 2ª rodada Krikor escapou com um empate contra Tiago Abrantes (2131) e na 3ª Everaldo não conseguiu passar por Lincoln Lucena. Na 4ª rodada, Evandro Barbosa (2439) liderava isolado com 4 pontos, seguido por um pelotão com 3.5, quando veio a 5ª e decisiva rodada: Evandro empatou com Krikor, Luis Supi (2357) empatou com Matsuura e El Debs, que havia empatado com Supi na rodada anterior, perdeu para o destaque local Lucas Aguiar (2255).

“Abertos do Brasil são as provas mais democráticas do nobre esporte da mente, pois as mesmas reúnem a nata do xadrez brasileiro com jogadores de todos os níveis e idades. É uma festa na qual se misturam a constelação dos titulados com o fervor dos “capivaras” ávidos por se provarem. Nesse tipo de torneio somos capazes de fazer amizades para o resto da vida, e isso não tem preço.”
– Leonardo Morais de Paula para a FBX

Com a vitória, Lucas foi a 4.5 e disputou o título com Evandro na última rodada. Nas mesas 2, 3 e 4, Supi, Everaldo e Krikor saíram vencedores e terminaram empatados com 5 pontos.

BRASILIA

Evandro Barbosa x Lucas Aguiar – Pretas jogam

Em um lapso, Lucas jogou 17…Ced7?? e abandonou após 18.Cf7! – o xeque em b3 ao final da variante ganha material.

Assim, Evandro foi o campeão do torneio, com 5.5 pontos em 6 possíveis enquanto Supi superou os GMs no desempate e ficou com a segunda Colocação.

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: