Pular para o conteúdo

24 de setembro de 2014

Mundial da Juventude em Durban – Boletim 07

por danielmariani

Começa a disputa pelo campeonato mundial de categorias na África do Sul. Guilherme Deola Borges conta mais sobre a 1ª rodada.

* * *

Hoje teve início o Mundial. O local de jogos é fantástico, as partidas começaram no horário ou com pequeno atraso, a organização está de parabéns!

Na primeira rodada tivemos os seguintes confrontos:

U-10 Girls – Mrudul (ÍNDIA) 1 x 0 Gabi : na mesa 11, a partida foi instrutiva e a Gabi demonstrou muitos recursos na posição que jogou (Db6!, g6!, Bg4!, cxd4!, Bxf3!). Porém, a indiana era realmente muito forte e fez uma partida perfeita em todos os momentos (f5!, Dd3!, De3!, Df4!!, cxd4!!). Não dá nem pra ficar triste por essa derrota, pois o aprendizado foi maior do que a dor.

U-12 Boys – João 0 x 1 FM Yu (CHINA) : também na mesa 11, o João foi surpreendido na abertura por um plano muito forte (g5!, Ce5!) do seu adversário. Após reagir bem, com planos corretos e bem executados, foi beneficado por um lance errado (Ch6?) do chinês. João ficou em posição muito superior, ganhou um peão e poderia ter liquidado a partida em determinado momento com Thf1!, mesmo assim a posição era tão boa que logo após poderia jogar um final superior com Tf7!. Após deixar passar estas duas oportunidades, o adversário pegou de volta a iniciativa ficou difícil segurar. Pode-se dizer que a partida escapou das nossas mãos!

U-16 Boys – Ruan 0 x 1 IM Sanal (TURQUIA) : na mesa 2, o Ruan teve “sua partida” sendo transmitida ao vivo para todo o mundo!! (as 10 primeiras mesas serão transmitidas em cada categoria). OBS: “sua partida” entre aspas, porque por algum erro na transmissão, foi transmitida outra partida e todos acharam que o Ruan havia triturado o Mestre Internacional. Na verdade ele jogou muito bem, esteve com a iniciativa em boa parte do tempo. Em algum momento poderia ter criado mais dificuldades para o adversário, talvez com h5!?, sacrificando o peão. Mas após correta defesa, as pretas estavam em boa posição e apesar das investidas o ataque do Ruan não vingou.

U-18 Girls – Larissa 1 x 0 Hangero (NAMÍBIA) : a Larissa enfrentou uma iniciante e não teve nenhuma dificuldade para converter o ponto.

Durban Open – Diuya (EUA) 0 x 1 Guilherme : estou jogando o Aberto de Durban, um torneio paralelo. Joguei com uma menina de 10 anos. Após uma imprecisão das brancas na abertura (c5?), ganhei um peão e foi então que a partida começou a ficar difícil. Em determinado momento as brancas ficaram posicionalmente melhores, mas com um golpe tático (Txb1+, Db6) a partida foi decidida.

durban002Na minha opinião, todos jogaram boas partidas. O destaque sem dúvida alguma foi a partida do João, muito rica nas análises, um partidaço!

Gostaria de poder publicar as partidas aqui, mas o tempo é curto e em breve estarão no site do evento ou no chess-results. Novamente, quem encontrar o link e quiser postar será muito bem vindo.

* * *

PGN

Boletim 06
Boletim 05
Boletim 04
Boletim 03
Boletim 02
Boletim 01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: