Pular para o conteúdo

19 de setembro de 2014

Mundial da Juventude em Durban – Boletim 04

por danielmariani

Entre 19 e 30 de setembro se realiza em Durban, África do Sul, o Mundial da Juventude. Guilherme Deola Borges nos traz informações sobre o torneio e sobre os atletas – desta vez Gabriela Feller.

Hoje é dia de conhecer a Gabi “Fera” Feller, revelação do Clube de Xadrez de Blumenau!

O Clube de Xadrez de Blumenau é reconhecido em todo o Brasil pela grande capacidade que tem na formação de campeões. Em 2017 completará 100 anos, sendo um dos clubes mais antigos do país em atividade. Para se ter uma ideia da força desta cidade, alguns dos Mestres que atuam ou já atuaram ensinando na cidade são: WIM Regina Ribeiro?, MF Charles Gauche, MF Renan Levy da Costa, MF Haroldo Cunha, GM Neuris Delgado e GM Everaldo Matsuura.

Desta atmosfera próspera surgiu a Gabi, que aprendeu a jogar aos 6 anos e competir com 7. Suas principais conquistas nestes 4 anos são:

– 4 vezes Campeã dos Jogos da Primavera (municipal).
– 2 vezes Campeã Catarinense.
– Campeã Sulbrasileira.
– Campeã Brasileira.
– 3° lugar blitz e 5° lugar pensado no Sulamericano.

A Regina Ribeiro é a sua professora desde os seus primeiros lances. Ela é também a idealizadora e principal personagem da equipe das Bluluzinhas que surgiu em 2003 e é formada pelas meninas de maior destaque na cidade, da qual a Gabi faz parte desde 2012.

Quando perguntada, ela nem pensou duas vezes para responder essa: Gabi, qual é o seu sonho? “Campeã Mundial.”

E quem é seu ídolo no Xadrez?
“Podem ser 2 né. GM Gary Kasparov e WIM Vanessa Feliciano.”

Já conhece eles?
“Só a Vanessa Feliciano. Gosto da postura dela jogando, pelo quanto ela é esforçada, como joga bem, é simpática e querida. Conheci ela no brasileiro em Blumenau este ano.”

Como foi o caminho pra chegar ao mundial?
“Tive que estudar e me esforçar muito, no Brasileiro e Sulamericano. Melhorando a cada dia acredito que poderia chegar entre as dez primeiras.”

Eu sei que foi uma saga para conseguir os recursos financeiros para realizar esta primeira etapa do seu grande sonho. Mas as grandes conquistar nunca são fáceis e normalmente não conseguimos sozinhos. Quem foi que te apoiou?
“Recebi doações de materiais (peões, livros de xadrez) para serem vendidos. Fiz pulseiras, laços e arcos com ajuda da tia Verônica para vender na escola, para o pessoal do xadrez, para as amigas da minha mãe e para as pessoas em Blumenau. Recebi doações de várias pessoas, algumas até de fora de SC que eu nem conhecia. Recebi muito incentivo de todos. Agradecimentos especiais para os meus pais Crisita Cristiane Vicente Feller, Tiago Caldeira, Adriano Caldeira, Rodrigo Arpon, Guilherme, Regina e todos que ajudaram comprando ou divulgando.”

A um sinal ela saiu correndo e foi jogar ping com o Ruan Gonçalves e o João Vítor Dalanhol… terminaremos a entrevista outra hora. Tudo pronto pra viagem! Tacale pau nesse aviãozinho Gabi.

* * *

Boletim 03
Boletim 02
Boletim 01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: