Pular para o conteúdo

17 de setembro de 2014

Regional Sul Brasileiro em Foz do Iguaçu tem baixa adesão

por marcelopomar

Entre os dias 12 e 14 de setembro foi jogado em Foz do Iguaçu o Regional Sul Brasileiro de Xadrez. Lamentavelmente o torneio foi marcado pela baixa adesão de jogadores. Quinze competidores num torneio aberto que dava 04 vagas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro.

De responsabilidade da Confederação Brasileira de Xadrez, esse importante torneio do calendário nacional merecia ser mais prestigiado. Isso nada tem a ver com os jogadores que se inscreveram e valorizaram o torneio desse ano, mas fica evidente que o título não expressa o cenário dinâmico e movimentado que é o xadrez do sul do Brasil.

sulbrai

O atraso na definição das datas, folder divulgado por poucos dias, baixa premiação para o peso do torneio, e a escolha por uma data recheada de outros eventos na região foram decisivas para o resultado final. Apesar de adicionar três bandeiras ao evento – fato corriqueiro na região da tríplice fronteira –, a participação de apenas dois jogadores com rating acima de 2000 enfraqueceu bastante o torneio.

O primeiro pré-ranqueado da lista sagrou-se campeão: Hugo Caetano Zaenotti Mendonça (2192). Forte jogador da casa, Hugo não teve trabalho extraordinário para garantir vaga na semifinal do brasileiro, e ostentar o título de campeão sul-brasileiro de xadrez 2014. Fez seis vitórias e um empate (5.5/6), com uma performance de 2297. O vice-campeonato ficou com Lucas Tacconi da Silva (1991), que teve mesmo desempenho de Hugo, inclusive empatando sua partida com ele, mas perdendo nos cruéis critérios de desempate. O restante das vagas para a Semifinal do Brasileiro foram para Jesse Emanoel Lorensetti (1816) e Ulisses Alves Arias, ambos com 3.5/6.

sulbrasile

Resultados e partidas

Anúncios
Leia mais de No Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: