Pular para o conteúdo

13 de agosto de 2014

Equipe feminina empata com Inglaterra e disputa rodada final contra Moldávia

por danielmariani

As brasileiras enfrentaram a Inglaterra na rodada 10 e, como desafiantes, conseguiram um digno empate. Embora o match tenha começado mal no tabuleiro 4, o empate de Vanessa com Jovanka Houska (quase 200 pontos acima) e a vitória de Juliana Terao no tabuleiro 2 salvaram o match.

Vanessa Feliciano (2226) x Jovanka Houska (2401)

Vanessa voltou a empregar o ataque Panov-Botvinnik na Caro-Kann e conseguiu uma boa posição no meio-jogo. A típica vantagem em espaço e coordenação de peças proporcionada pelo peão dama isolado culminou em um golpe em f7, mas a jogadora inglesa jogou com segurança e simplificações conduziram a um final equilibrado. Empate por repetição no lance 45.

Sue Maroroa (2120) x Juliana Terao (2222)

Juliana não tomou conhecimento de sua adversária. Sue optou pela siciliana fechada e não conseguiu posse da iniciativa em nenhum momento da partida. Seu plano de avançar os peões na ala do rei foi facilmente rechaçado pela brasileira, que abriu linhas naquela ala também e sua peças muito mais ativas decidiram.

Pretas jogam

27…Bd2 28.Dd2 Tg4 29.Be4 Te4! e a posição branca não oferece esperanças.

Joara Chaves (2026) x Sabrina Chevannes (2171)

A partida prometia uma luta complicada com roques em flancos opostos, mas a troca de damas no lance 26 reduziu a tensão. Na posição sutil resultante, Joara conseguiu melhor significativamente a posição de seu cavalo e acabou por ganhar um peão, mas o final oferecia diversas dificuldades técnicas.

fem1002

Brancas jogam

52.Td1? (melhor seria 52.Td4) 52…Cg4 53.Re2 Te5! 54.Rf3 Te4 e as brancas perdem todas as perspectivas de vencer – na verdade, só conseguem se salvar devido ao reduzido número de peões. Mesmo depois de eliminados os peões, a inglesa ainda tentou forçar a posição de torre e cavalo contra torre por 50 lances. A partida acabou empatada no lance 125.

Ann-Marie James (2095) x Regina Ribeiro (2000)

Em uma variante Guimard da francesa Tarrasch Regina optou pelo alternativo 5.Ce4 e no lance 10 já estava bastante inferior devido às casas brancas na ala do rei. 

fem1003

Brancas jogam

15.Td5! ed5 16.Dd5 Bd6 17.e6! Re7 18.Dc6 Be6 19.De4 Df6 20.Cd4 e o ataque das brancas já assumiu proporções insustentáveis.

A equipe brasileira chega a última rodada com 11 pontos (5 vitórias, 4 derrotas e 1 empate) na 56ª posição. Suas adversárias na última rodada representam a Moldávia e são levemente favoritas, mas há boas chances em todos os tabuleiros!

Acompanhe as partidas ao vivo a partidas das 9h da manhã.

[PGN]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: