Pular para o conteúdo

7 de agosto de 2014

Um giro pela 5ª rodada da Olimpíada

por danielmariani

A Olimpíada avança para a 6ª rodada apenas mas já brindou os entusiastas com performances e confrontos notáveis. A 5ª rodada traz, entre outras coisas, uma batalha entre velhos inimigos.

Gentileza gera gentileza

olympiad-round-5-281

Após o match pelo campeonato mundial de 2006, entre Vladimir Kramnik e Veselin Topalov, todo o encontro destes os dois gigantes é um barril de pólvora. Sem se cumprimentar desde o lamentável episódio envolvendo as idas de Kramnik ao banheiro, as partidas (e entrevistas!) costumam ser recheadas de provocações. Seus dois últimos encontros ocorreram no torneio de candidatos, quando ambos venceram com brancas. Desta vez não foi diferente e as peças brancas – conduzidas por Kramnik – voltaram a vencer.

Brancas jogam

Kramnik decidiu sacrificar a qualidade com 30.e4! e após 30…Ba1 31.ed5 Df6 32.d6! criou um peão passado – que em breve terá um companheiro na coluna ‘c’ graças ao poder do bispo em g2.

Brancas jogam

Brancas jogam

43.Db8! inicia a eliminação dos guardas da oitava fileira 43…Tb8 44.Te8 Rh7 45.Tb8 e a coroação do peão ‘d’ é inevitável. Topalov abandonou após 45…Dd1 46.Rh2 Dh5 47.Bh3 Df3 48.d8D Df2 49.Bg2. Possivelmente o sacrifício de qualidade em a1 estava além da compreensão de Topalov…

Por quê tão sério?

the-worlds-no-13-player-vassily-ivanchuk-828236-20130130084737-1

Não é novidade que Vassily Ivanchuk é um jogador imprevisível – se por um lado é capaz de jogar partidas brilhantes contra os melhores do mundo, também é capaz das mais inesperadas grosserias sobre o tabuleiro. Seria possível supor que Chucky sofra com algum transtorno psíquico ou simplesmente que sua genialidade extrapola qualquer senso prático. Seja como for, por algum motivo o “efeito Ivanchuk” está atingindo níveis ridiculamente alarmantes nesta Olimpíada.

giro03Após 34.Cc6? (34.Tc7! forçaria as pretas a entregar uma qualidade para Cc6) 34…Tc5! as brancas desperdiçaram sua vantagem e certamente estão piores – mas ainda não precisam jogar a toalha. É intrigante imaginar o que teria passado pela cabeça de Vassily ao jogar 36.fg5?? Te5, abandonando em seguida. O maior rankeado ucraniano tem agora 1.0/4 e o pior desempenho entre os colegas de equipe.

Sin perder la ternura

Com vitórias de Lazaro Bruzón e Isan Ortiz Suarez, a equipe cubana bateu Israel e avança como um dos líderes da competição.

giro04

Brancas jogam (Bruzon x Rodshtein)

Bruzon atirou com 38.Tg8! e as pretas abandonaram: 38…Rg8 (38…Rh6 30.Cf7#) 39.De8 Rg7 40.Df7 e mate em h7.

No primeiro tabuleiro, Leinier Dominguez empatou com pretas contra o ex-candidato ao mundial Boris Gelfand sem grandes dificuldades – apesar da disposição do israelense em forçar uma posição já bastante seca.

Cuba é a única equipe latina na liderança e enfrenta o Cazaquistão na 6ª rodada. Além dos cubanos, outras 6 equipes lideram com 4 vitórias e um empate: Azerbaijão, Cazaquistão, Usbequistão, Geórgia, Sérvia e Bulgária.

Tigres e dragões

Tromso Olympiad rd 4 489

No torneio feminino, Rússia, China e Hungria se destacam com 5 vitórias. As chinesas, que contam com a jovem campeã mundial Hou Yifan, deixaram apenas 2 pontos para trás – apesar de matches duros como contra os Estados Unidos e o Azerbaijão. A equipe oriental enfrentará a Hungria na 6ª rodada para definir a liderança da competição.

Natalia Pogonina (Russia)

Já a equipe russa, que por pouco não ficou de fora da competição, vem se mantendo no topo com alguma dificuldade. Após vencer a Alemanha e a Geórgia pela margem mínima, as russas enfrentarão a Sérvia na 6ª rodada e precisam vencer para ter chance de alcançar as chinesas.

Acompanhe as partidas ao vivo a partir das 9h.

Anúncios
Leia mais de Elite Mundial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: