Equipe Olímpica do Brasil 2014, segura e sem surpresas!
Equipe Olímpica brasileira começou bem a caminhada nos jogos de 2014 em Tromso, na Noruega. Após as duas primeiras rodadas amealhou 7,5/8 dos pontos disputados, contra as seleções de Trinidade e Tobago (4:0) e da Bolívia (3,5:0,5). O único ponto não convertido foi na partida entre os GM’s Oswaldo Zambrana (2472) e Rafael Leitão (2649), apesar do favoritismo presumido do brasileiro.
Rafael, que conduziu as pretas, não teve maiores dificuldades para igualar e logo entrar em um final de torre e peões com leve vantagem, insuficiente no entanto para converter em ponto.
Os demais GM’s do esquadrão brasileiro – Fier, Milos e El Debs – não enfrentaram maiores dificuldades para vencer a equipe boliviana. O favoritismo dos brasileiros no match era grande, com quase trezentos pontos de elo médio de
vantagem. E os pontos foram convertidos com naturalidade de brancas com GM Fier (2570) 1 x 0 MI Gemmy (2332) e El Debs (2522) x Monroy G (2150); e com paciência e tranquilidade de pretas na partida MI Cuetto (2278) x GM Milos (2583).
Ao final da segunda rodada o Brasil está em 15º lugar, empatado num bloco de equipes encabeçado pela Rússia. Pela terceira rodada as coisas começam a
esquentar, e o Brasil medirá força contra o Uzbezquistão, ex- república da poderosa União Soviética.