Pular para o conteúdo

3 de agosto de 2014

Olimpíada de Xadrez em Tromso, Noruega 2014 – Antes de Começar

por marcelopomar

Entre 1º e 14 de agosto será disputada em Tromso, na Noruega, as Olimpíadas de Xadrez. O evento, realizado a cada dois anos, reúne os melhores enxadristas do mundo para competir por suas respectivas federações ao longo de 13 rodadas – o que promete grandes e excitantes combates. Entre as estrelas do torneio está o campeão mundial, Magnus Carlsen, que representará o país sede e, junto com outros 4 GMs, compõe a 13ª força da competição.

A equipe da Armênia, campeã da última edição, vem com formação quase idêntica a de 2012: além do super-GM Levon Aronian (2816, 2º no ranking mundial) e do co-campeão europeu de 2013 Sergei Movsesian (2698), o experiente Vladimir Akopian (2687) e o herói da conquista de 2006 Gabriel Sargissian (2686) somam para recompor a equipe campeã. No 5º tabuleiro, Tigran Kotojian (2500) substituirá Tigran Petrosian para formar a 4ª força da competição.

O time russo, liderado pelo ex-campeão mundial Vladimir Kramnik (2777, 7º no ranking mundial) busca seu primeiro título desde 2002, quando Kasparov ainda integrava suas fileiras. Assim como nas duas edições anteriores (em que foi vice-campeã) a Rússia é a equipe favorita com seus 5 atletas no top 25 do ranking mundial – entre eles o ucraniano naturalizado russo Sergey Karjakin (2786, 6º no ranking), o bi-campeão de blitz Alexander Grishuk (2795, 3º no ranking) e o atual campeão russo Peter Svidler (2751, 13º no ranking).

Entre as equipes latino-americanas, o destaque é a equipe cubana que conta com o 11º colocado no ranking mundial Leinier Dominguez (2760) e o campeão mundial juvenil de 2000 Lazaro Bruzón (2696, 52º no ranking), surgindo como a 12ª força na competição. A equipe peruana, 22ª força e segunda melhor rankeada entre as sulamericanas, conta com o jovem Jorge Cori (2608) e será liderada pelo experiente Julio Granda Zuñiga (2674, 69º no ranking), que enfrenta sua 11ª Olimpíada.

Na seção feminina, a equipe chinesa (vice-campeã em 2012 e atual favorita, com rating médio 2544) será liderada pela jovem campeã mundial Hou Yifan (2626), de 19 anos. A campeã mundial juvenil de 2002 e 5ª no ranking mundial feminino, Zhao Xue (2542), reforça a equipe oriental no 2º tabuleiro.

A Ucrânia compõe a 3ª força e, liderada pelas irmãs Muzychuk, busca repetir o feito de 2006 quando conquistou a medalha de ouro – deixando Rússia e China para trás. Já a equipe russa, campeã de 2012 e 2010, iniciará a competição como 2ª força – mas seus desafios começaram antes mesmo da abertura do evento.

            Disputas extra-tabuleiro

O primeiro lance nem foi executado e as Olimpíadas já despertam fortes emoções nos entusiastas – e conflitos entre figurões. A equipe feminina da Rússia, campeã nas últimas duas edições, encontrou-se sob risco de não poder participar devido à perda do prazo de inscrição por parte da Federação Russa. Além da equipe russa, outras 8 equipes (Afeganistão, Camboja, República Centro-Africana, Gabão, Senegal, Paquistão, Omã e Costa do Marfim) estavam com a participação ameaçada.

 

O comitê organizador das Olimpíadas declarou, em carta aberta publicada em 16 de julho, que “os times que não submeteram suas inscrições até o prazo em 1º de junho não serão aceitos” na competição, citando os custos envolvidos na inclusão destas equipes (tanto financeiros quanto morais) e os acordos firmados ainda em 2011.

A situação ficou mais delicada quando o vice presidente da FIDE, Israel Gelfer, ao ser questionado sobre o assunto fez declarações polêmicas envolvendo o ex-campeão mundial – e candidato à presidência da FIDE -, Garry Kasparov. Segundo Gelfer, os organizadores estariam “causando sérios problemas à FIDE e ao xadrez mundial” e que por questões eleitorais estariam “desrespeitando as decisões do presidente da FIDE”. Gelfer ainda afirmou que consideraria fortes medidas contra o comitê organizador.

Em resposta, o comitê da campanha de Kasparov negou qualquer participação no caso e questionou os reais motivos da perda do prazo por parte da Federação Russa. Em carta aberta, o ex-campeão mundial disparou contra a “absurda arrogância” da atual gestão da FIDE, que estaria violando acordos e regulamentos para beneficiar uma equipe em detrimento de todas as outras. Ainda segundo Kasparov, a Federação Russa estaria deliberadamente perdendo o prazo para incluir na equipe a enxadrista ucraniana Ekaterina Lahno após sua transferência para a Rússia.

O presidente da FIDE, Kirsan Illyumzhinov, lançou carta aberta em 18 de julho declarando que as inscrições eram de competência da Federação e que ele, munido de suas prerrogativas institucionais, autorizava a participação das equipes que perderam o prazo. Em consonância com seu vice-presidente, Kirsan acusou o comitê de agir de forma beneficiar Kasparov nas eleições e impôs um prazo para a resolução do imbróglio – sob pena de multa diária. Em 21 de julho, após deliberação em reunião, o comitê organizador informou que aceitaria a inclusão das equipes transgressoras, apesar dos acordos e prazos firmados previamente.

O Brasil na competição

Conflitos à parte, a equipe brasileira inicia a campanha nas Olimpíadas composta por 5 de seus melhores GMs, perfazendo rating médio de 2592 e constituindo a 30ª força do torneio. Em recente entrevista, Alexandr Fier (2567, 3º tabuleiro) afirmou que a equipe estaria “firme” e com “chances de fazer bonito”. A equipe ainda conta com a força de Gilberto Milos (2583), Rafael Leitão (2649), Krikor Mekhitarian (2568) e Felipe El Debs (2522).

Os resultados podem ser acompanhados pelo Chess-results (http://chess-results.com/tnr140380.aspx?lan=10&art=8&flag=30&wi=821) e as partidas podem ser observadas ao vivo no site oficial do evento (https://chess24.com/en/olympiad2014).

Anúncios
Leia mais de Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: