Pular para o conteúdo

3 de agosto de 2014

Clima quente nos bastidores das Olimpíadas de Xadrez – Carta aberta de Kasparov

por danielmariani

Em meio às turbulências enfrentadas pela equipe feminina da Rússia, que corre o risco de não poder participar da Olimpíada, Kasparov fala sobre a intervenção do presidente da FIDE, Kirsan Illyumzhinov, e os recentes comentários do vice-presidente da FIDE, Israel Gelfer. Confira a carta aberta traduzida.

Por que os jogadores sempre sofrem pelos erros e arrogância dos oficiais e burocratas? É uma vergonha para qualquer equipe perder uma olimpíada por questões técnicas fora do alcance dos jogadores. Sou um candidato à presidência da FIDE a representar a todas as federações, não apenas medalhistas em potencial. Mas é claro que a equipe feminina da Rússia não é qualquer equipe – são as campeãs olímpicas! É claro que todas as atenções estão voltadas para a sua exclusão, trágica não apenas para os jogadores mas também para os organizadores e entusiastas.

220px-Kasparov-29Não consigo explicar os pronunciamentos bizarros do vice-presidente da FIDE Israel Gelfer. O que eu ou os organizadores do evento na Noruega teríamos a ganhar com a exclusão da equipe feminina da Rússia? E ele pretende cancelar as Olimpíadas em retaliação? Punir 175 equipes por conta dos erros de uma? Isso é de uma arrogância absurda! Essa questão não tem a ver comigo ou minha campanha pela presidência da FIDE. É uma clara tentativa de encontrar desculpas e bodes expiatórios para um desastre auto-infligido. A declaração da Federação Russa não responde a questão óbvia sobre por que a inscrição da equipe feminina não foi feita a tempo como a do masculino. É evidente que estavam esperando a transferência da Lahno [Ekaterina Lahno – NT] para fortalecer sua equipe e propositalmente deixaram passar o prazo de inscrição. Permitir esse tipo de artimanha seria justo com todas as outras equipes que respeitaram as regras e os prazos?

Estou certo de que a Federação Russa acreditou, e foi informada, de que a FIDE permitiria a violação das regras e aceitaria a exceção. Como a carta aberta dos noruegueses a Freeman demonstra, a FIDE tentou fazer isso citando a “opção nuclear” [referência ao procedimento parlamentar americano em que o Senado pode transgredir regras ou precedentes através de votação da maioria] contida no capítulo 6.1 do estatuto da FIDE – a regra mágica que anula todas as outras e permite que o presidente faça o que quiser, independente de contratos e parcerias (o que me trás desagradáveis memórias de 1985, quando o então presidente da FIDE Florencio Campomanes usou a regra 6.11 para encerrar meu match contra Karpov pelo Campeonato Mundial).

Esse é o verdadeiro perigo aqui, a real ameaça à comunidade enxadrística mundial. Ou temos regras, credibilidade e profissionalismo, ou não. Ou temos consistência e transparência, ou temos instabilidade e prejuízo. Uma vez critiquei a regra de “tolerância zero” da FIDE em relação a atrasos, impondo a derrota ao jogador que não estivesse presente desde o início da rodada, mas chamar ao bom senso e dignidade não é o mesmo que violar intencionalmente as regras. A Federação Russa não é ignorante nem inocente nesse episódio. Eles sacrificaram seus jogadores na tentativa de buscar injustamente uma vantagem e a FIDE tentou coagir os organizadores a aceitar isso.

Não tenho nada além de simpatia pelos jogadores das equipes excluídas devido à incompetência e má-fé de suas federações. Todos os amantes do xadrez compartilham seu desapontamento e injúria. É tentador clamar “deixe-os jogar!” aos organizadores, desprezando prazos e regulamentos. É correto se sentir ultrajado pelo ocorrido! Mas devemos focar nossa frustração naqueles que quebraram as regras, não naqueles que as respeitaram.

Garry Kasparov

Anúncios
Leia mais de Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: